Ir para o conteúdo principal

Especiais

ago 11

Written by: admespeciais
11/08/2016 07:00  RssIcon

Uma cor, uma imagem, uma frase no meio do hino... Quando se trata de Olimpíadas, a diferença está no detalhe e no que ele representa.

 

Aquecimento

Para começo de conversa, vamos falar sobre um dos maiores símbolos Olímpicos, a tocha. Ela representa o elo entre os Jogos da Antiguidade e os Jogos da Era Moderna; foi acesa em 21 de abril na Grécia e depois de alguns dias desembarcou por aqui.

Acompanhe o caminho da Tocha Olímpica:

Vamos aos outros símbolos:

Aros coloridos
O número de aros e a interligação entre eles representam a união dos cinco continentes. As cores foram escolhidas por conta da frequência em que aparecem nas bandeiras de diversas nações.

Lema
CITIUS, ALTIUS, FORTIUS...
Superação dos limites é a essência do lema do ideal Olímpico, criado pelo padre Henri Didon, em 1894. A frase, em latim, é um resumo da postura que um atleta precisa ter para alcançar seus objetivos.

Hino
O hino foi composto em 1896 pelo grego Spirou Samara, com letra de outro músico grego, Cositis Palamas. Mais de 60 anos depois de sua criação, foi adotado pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e, desde então, é executado quando a Bandeira Olímpica é hasteada em todas as cerimônias oficiais.

Conheça o projeto Hinos Olímpicos, lançado pela Unesp, resultado de intensa pesquisa de Tiago José Berg, doutor em Geografia pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Universidade.

Mascote
É uma espécie de embaixador dos Jogos e tem o papel de disseminar os valores do movimento Olímpico. O mascote das Olimpíadas deste ano foi batizado de Vinicius em homenagem ao poeta da bossa nova e foi inspirado na fauna brasileira, representando a diversidade dos animais do país. Já o mascote das Paralimpíadas chama-se Tom, referência a outro grande músico brasileiro.

Ouça aqui a história do mascote das Olimpíadas Rio 2016 e aqui sobre o mascote das Paralimpíadas Rio 2016.

Leia mais:
» Paralimpíadas
» Valores
» Modalidades
» Aquecimento

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: