Especiais

jan 8

Written by: admespeciais
08/01/2016 14:00  RssIcon

Atividades online, comunidades virtuais para a troca de experiências, encontros com a presença de educadores de outros países, videoconferências e programas de especialização. Em 2015, a EFAP ofereceu mais de 40 ações de formação para professores, gestores e técnicos da Secretaria da Educação, permitindo que esses profissionais complementassem a sua formação sem interromper as suas atividades. As aulas aconteceram a distância, por meio de videoconferências e atividades em ambientes virtuais de aprendizagem e também de forma presencial. Mais de 87 mil cursistas participaram ao longo do ano de diferentes ações que contemplaram as áreas pedagógica, tecnológica e de gestão.

A primeira edição do Curso Específico de Formação aos Ingressantes nas classes docentes do Quadro do Magistério, direcionado aos profissionais provenientes do concurso realizado em 2013 para Professor Educação Básica II, reuniu mais de 27 mil professores. A primeira etapa dessa ação, que é parte do estágio probatório, apresentou a estrutura da Secretaria da Educação, discutiu as competências e habilidades necessárias para a atuação do professor da rede pública estadual paulista. Em 2016, quando será realizada a segunda etapa,o curso irá abordar os conteúdos e metodologias específicos para cada uma das 15 disciplinas do Currículo.

Gestores também puderam participar de ações de formação por meio da EFAP com a conclusão de três edições do MBA Gestão Empreendedora Educação e com o início de uma nova edição. O programa já atendeu cerca de 1.200 diretores e vice-diretores da rede.

O Programa Ensino Integral, direcionado aos profissionais que atuam nas unidades escolares participantes do Programa, também foram destaque e abordaram temas como modelo de gestão e protagonismo juvenil. A EFAP também ofereceu o Programa de Formação de Tutores (PROFORT), o curso Oficinas Virtuais Currículo+, duas edições do curso Mediação Escolar e Comunitária, entre outros.

Muitas das ações terão andamento em 2016 e novas formações com o foco na qualificação profissional dos quase 290 mil servidores da educação estão sendo planejadas pela Escola de Formação e Aperfeiçoamento dos Professores do Estado de São Paulo “Paulo Renato Costa Souza”.

Aguarde!

Location: Blogs Parent Separator Especiais