Especiais

abr 17

Written by: admespeciais
17/04/2015 10:39

A cidade de São Paulo é o 4º município com o maior número de índios do Brasil: são 12.977 indígenas. E no Estado são 41.794, a maioria deles vivendo no litoral e no Vale do Ribeira.

Em todo o território paulista, aproximadamente 1.800 índios frequentam 35 escolas estaduais entre as séries dos Anos Iniciais e Anos Finais do Ensino Fundamental, além do Ensino Médio. São estudantes das etnias guarani, tupi-guarani, terena, kaingang e krenak, que aprendem os conteúdos do currículo a partir da cultura de cada uma dessas tribos. Os professores também são índios que vivem nas aldeias onde estão as escolas.

Até a alimentação escolar dos alunos leva em conta a cultura local, acrescentando no cardápio produtos como o milho verde e a farinha de mandioca, além dos outros ingredientes comuns às 5 mil escolas que fazem parte da rede.

Dentro da Secretaria da Educação, o Núcleo de Educação Indígena é o responsável por auxiliar na preservação das memórias históricas indígenas para a valorização das identidades étnicas. Acesse aqui e conheça o trabalho realizado pelo Núcleo.

Busca em Especiais: