Especiais

mar 6

Written by: admespeciais
06/03/2015 13:53  RssIcon

Para exercer o magistério, ela precisou de um atestado de conduta. Aprovada no concurso estipulado pela legislação vigente e também nos quesitos “honestidade” e “bom comportamento público”, Benedita da Trindade e Lado de Cristo assumiu o cargo em 29 de abril de 1828 na escola pública feminina da Sé.

Nas escolas para meninas, só professoras lecionavam. Isso valia também para o sexo oposto. Era comum que as turmas de garotas aprendessem habilidades domésticas, como bordar e costurar. Mas esse nunca foi o plano de aula de Mestra Benedita: em trinta anos de carreira, linha e agulha foram inutilizadas em suas atividades. O fato, inclusive, causou incômodo entre suas colegas de trabalho.

Com a criação de escolas “mistas”, ao final do Império, o contrato de mulheres aumentou significativamente. Houve o estabelecimento de escolas normais para a formação de professores, frequentadas principalmente por mulheres. Já na primeira década do século XX, o corpo docente era predominantemente feminino.

De lá para cá, muitas profissionais se dedicaram ao ensino. Inovadoras – como Mestra Benedita –, transformaram a ideia de que o universo feminino deveria se restringir ao lar. A elas, o nosso “Muito obrigado!”.

Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: