Especiais

abr 29

Written by: admespeciais
29/04/2014 11:16  RssIcon

Ecoturismo, tacacá e Copa do Mundo num único endereço!

Capital do Amazonas e centro da maior floresta tropical do mundo, Manaus nasceu em 1669 como um forte para garantir o domínio português na região Norte do Brasil.

A fortaleza – feita de pedra, barro e quatro canhões – cresceu e foi transformada em cidade em 24 de outubro de 1848. O atual nome lembra a tribo indígena dos Manáos, primeira a viver no local.

FICA A DICA
Outubro é um bom mês para conhecer Manaus. É quando acontece a Festa Boi Manaus, em comemoração ao aniversário da cidade. No dia 24, diversos cantores e bandas de Boi-Bumbá saem em trios elétricos e comandam a multidão numa animada coreografia.

"Entre 1890 e 1910, Manaus viveu a fase áurea da borracha. A exploração da matéria-prima foi fundamental para o desenvolvimento econômico do município, intensificado com a migração de nordestinos e a imigração de ingleses, franceses, judeus, gregos, portugueses, italianos e espanhóis.

Da borracha para os televisores! Desde a década de 1960, a Zona Franca de Manaus movimenta a economia da cidade. Criado pelo governo federal, o polo abriga cerca de 600 indústrias concentradas nos setores de televisão, informática e motocicletas. Elas têm benefícios fiscais e empregam mais de 100 mil trabalhadores.

Parques e reservas ecológicas fazem de Manaus um dos principais destinos de ecoturismo no país. Uma das atrações é o "Encontro das Águas": um passeio entre os rios Negro e Solimões. Além de sentir a diferença de temperatura – o Solimões é frio, enquanto o Rio Negro é mais quentinho –, é possível se deparar com alguns botos. E árvores de 400 anos de idade enfeitam as trilhas do Jardim Botânico Adolpho Ducke.

O Teatro Amazonas e o Palacete Provincial são as opções culturais da cidade. Além disso, de ano em ano Manaus realiza um festival de cinema. É o Amazonas Film Festival, que tem debates sobre a área cinematográfica e uma mostra competitiva.

Quando bate a fome, o manauense pode recorrer ao tacacá. O prato típico da Amazônia é preparado com um caldo fino bem temperado, colocado por cima da goma de tapioca. Ele pode ser servido com camarão e jambu, uma erva muito utilizada na culinária amazonense.

As delícias gastronômicas da cidade poderão ser provadas pelos torcedores e algumas seleções da Copa do Mundo 2014. Isso porque Manaus recebe os jogos do campeonato. Pela Arena Amazônia vão passar grandes times, como a Itália e a Inglaterra. Acompanhe!

Manaus em números

273 escolas públicas municipais