Ir para o conteúdo principal

Especiais

abr 23

Written by: admespeciais
23/04/2014 13:57  RssIcon

Ventania, calor, sarapatel e bom humor. Conheça Fortaleza, a quinta maior cidade do Brasil e que se prepara para receber a Copa do Mundo.

É bom que o estrangeiro que for a Fortaleza saiba: a tradução em cearês para a expressão em inglês "What is this?" é "Diabéisso?"! Na capital do Ceará, se alguém falar "Nem com a peste!" quer dizer "De jeito nenhum!". E se disserem "Morreu Maria Preá!" significa que a discussão está encerrada.

Ainda que o português seja a língua oficial de Fortaleza, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2014, o "cearês" tem expressões e palavras que só quem é da região entende. Existe até dicionário para ajudar os turistas!

FICA A DICA
O romance "Iracema", de José de Alencar, foi escrito em 1865 e conta a história de amor entre uma índia e um português. Da união das duas raças nasceria Moacir, que representa o primeiro cearense. O livro já está em domínio público e pode ser lido de graça na internet.

Dizem também que o cearense é o sujeito mais bem-humorado do Brasil, e a terra é berço de diversos humoristas famosos como Chico Anysio e Renato Aragão. Foi lá, também, que nasceu José de Alencar, um dos mais importantes escritores do país e autor de "Iracema", que hoje batiza a mais famosa praia de Fortaleza.

É na praia de Iracema que está o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. São 30 mil metros quadrados de área que abrigam dois museus, um teatro, salas de cinema, um anfiteatro, um auditório e um planetário. O nome é uma homenagem a um jangadeiro, líder do movimento abolicionista, que ficou conhecido como Dragão do Mar por fechar o porto de Fortaleza para o embarque e desembarque de escravos, em 1881. Por conta desse feito, o Ceará foi o primeiro estado brasileiro a abolir a escravidão.

Nascida em torno do Forte de Nossa Senhora da Assunção, construído pelos portugueses, Fortaleza se tornou uma vila em 13 de abril de 1726 e de lá pra cá virou a quinta maior cidade brasileira.

Com ventos de até 40 km por hora, é lá onde está a principal usina eólica da América do Sul, que gera energia para todo o estado do Ceará. É por conta desse vento que quase não são percebidas as altas temperaturas, com uma média de 26ºC durante o ano, inclusive no inverno, quando acontecerá a Copa.

Fortaleza em números

2.361 escolas
228 anos
2.551.805 habitantes
22.994 professores
maior cidade do Brasil

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: