Ir para o conteúdo principal

Especiais

abr 15

Written by: admespeciais
15/04/2014 10:59  RssIcon

Ela está em 10º lugar no ranking das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) do país. Páreo duro para os mais de 5 mil municípios que participaram da avaliação – que utiliza dados do Censo Demográfico 2010, feito pelo IBGE, e fundamentada em critérios relacionados à saúde, educação e renda.

Para contar a história de Curitiba, capital do Paraná, é preciso citar a criação da Câmara Municipal, em 29 de março de 1693, época em que a cultura era de subsistência e a atividade econômica tinha base na mineração. Ali, a presença indígena se fazia tão forte que o nome da cidade remete à linguagem dos índios Guarani e significa pinheiral, graças à predominância do pinheiro-do-Paraná em seu território.

FICA A DICA
Aprecia literatura? Conheça a obra de Paulo Leminski. Poeta, escritor, tradutor, letrista popular e professor, Leminski nasceu em Curitiba, em 24 de agosto de 1944, e faleceu – na mesma cidade – em 7 de junho de 1989. Confira aqui vídeos sobre o artista e trechos de suas músicas.
O bairro Pilarzinho, região norte de Curitiba, abriga a Pedreira Paulo Leminski, um local de espetáculos ao ar livre com capacidade para até 30 mil pessoas. Vale uma visita!

Em seguida veio o tropeirismo: os condutores de gado viajavam do Rio Grande do Sul a São Paulo, de onde os animais eram levados para Minas Gerais. No caminho, os tropeiros levantavam acampamentos nos "campos de Curitiba", onde esperavam o inverno passar. Durante a permanência faziam desses acampamentos entrepostos comerciais. Deles vieram o uso de ponchos de lã e o fogo de chão que formava as rodas de prosa.

A construção da Estrada de Ferro Paranaguá-Curitiba – entre 1880 e 1885 – aproveitou a força de trabalho dos imigrantes, principalmente europeus. Dos engenhos de erva-mate – paralelos à exploração da madeira –, o ciclo econômico de Curitiba passou, ainda, pela monocultura do café e da soja, esta última erradicada por conta de uma geada, em julho de 1975. A indústria tomou a cidade, que passou por uma urbanização acelerada, tornando-se a atual metrópole.

Entre um sinaleiro e outro – é dessa forma que os curitibanos referem-se ao farol de trânsito – é possível chegar aos parques e praças do município. Os parques Barigui, Tanguá e Tingui são alguns deles. Isso sem contar o belo Jardim Botânico de Curitiba.

Iluminada, a Ópera de Arame chama a atenção e convida moradores e turistas a assistirem a espetáculos teatrais e shows. O teatro foi inaugurado em 1992 e é um importante espaço cultural da região.

No dia 16 de junho, Curitiba fará a sua estreia na Copa do Mundo de 2014. O estádio Arena da Baixada receberá a partida entre Irã e Nigéria. Dia de festa para os paranaenses amantes do futebol.

Curitiba em números

162 escolas municipais
1.751.907 habitantes
435,036 km²
maior PIB do país
321 anos

SAIBA MAIS
Primeira escola de Curitiba, o Grupo Escolar Xavier da Silva tem origem em 1903 e atendeu – nas primeiras décadas – principalmente os filhos do operariado que vivia na região do Rebouças, bairro industrial ao qual a escola está ligada.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: