Especiais

mar 20

Written by: admespeciais
20/03/2014 10:09  RssIcon

Política, música e bola no pé. Descubra Brasília, cidade-sede da Copa do Mundo 2014!

21 de abril de 1960. Essa é a data de inauguração de Brasília. O sucesso da construção – que levou 41 meses – foi celebrado numa missa. A mensagem radiofônica do Papa João XXIII emocionou a multidão, ajoelhada no barro vermelho. Após a instalação dos Três Poderes da República, é também inaugurado o Museu da Cidade. O presidente Juscelino Kubitschek declara que a partir daquele momento estava oficialmente transferida a Capital do Rio de Janeiro para Brasília.

FICA A DICA
Brasília se destaca pela arquitetura. A começar pelo Plano Piloto, projeto urbanístico de 1957 pensado por Lúcio Costa para a nova capital, cuja forma foi inspirada no sinal da cruz. Conheça os principais monumentos da cidade através do Portal da Copa.

A cidade foi erguida ao som de forrós e serestas – gêneros comuns nos canteiros das obras – e em 1979 foi criada a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro. Mas Brasília tinha vocação para o rock and roll. Legião Urbana, Plebe Rude e Capital Inicial são algumas das bandas formadas na Capital Federal. Não é para menos: o local que movimenta a cena política do país e abriga o Palácio do Planalto, sede do Poder Executivo Federal, impulsiona os refrões de protesto e os enfurecidos solos de guitarra.

Nos anos seguintes, a capital do Brasil recebeu o Papa João Paulo II, inaugurou o "Memorial JK" – com restos mortais do ex-presidente, objetos pessoais e variado acervo –, foi palco das manifestações a favor das eleições diretas, abriu complexos culturais e foi reconhecida como "patrimônio cultural da humanidade" pela Unesco – Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

E o que ainda vem por aí? A Copa do Mundo! O Estádio Nacional de Brasíliaantigo estádio Mané Garrincha – é o segundo maior do país, com capacidade para mais de 68 mil espectadores. Ele receberá sete partidas do campeonato, incluindo uma das quartas de final. A torcida é grande para que a seleção brasileira chegue lá!

Brasília em números

664 escolas públicas
2.570.160 habitantes
20 ° C de temperatura média anual
5.779,999 km²

SAIBA MAIS
A 1ª escola pública do Distrito Federal está localizada em Candangolândia. Ela foi construída num dos acampamentos de operários que participaram da construção de Brasília.

Inaugurada em 15 de outubro de 1957 – com a presença de Juscelino Kubitschek –, recebeu o nome Escola Júlia Kubitschek em homenagem à mãe do então presidente. O colégio foi projetado por Oscar Niemeyer e recebeu o apelido de "Catetinho da Educação", por conta do estilo arquitetônico similar ao da casa do chefe de governo.

Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: