Especiais

nov 7

Written by: admespeciais
07/11/2013 15:21  RssIcon

São pelo menos 5 mil os diretores que fazem parte da rede pública de ensino paulista. Além de serem líderes e gestores, eles têm como desafios conciliar o trabalho pedagógico com o administrativo, transmitir os valores da escola e contribuir para a formação de seus alunos. No dia 12 de novembro é comemorado o Dia do Diretor de Escola. Parabéns a todos eles!!

Silene Kuin, diretora do Departamento de Recursos Didáticos e Tecnológicos de Educação a Distância da EFAP, comenta sobre a importância deste profissional no cotidiano escolar:

"Os melhores diretores que já conheci, nas escolas por onde passei, exerciam suas funções com alto grau de empatia. A empatia é um movimento de muito respeito ao próximo, pois significa colocar-se no lugar dele, esforçar-se para ver as situações sob sua perspectiva, para poder intervir de força amistosa, quando há correção de rumos por fazer, ou identificar e reforçar o empenho singular na ação de cada colaborador.

Pensando um pouco mais, acredito que outro elemento que não posso esquecer de citar, e que me marcou profissionalmente, foi a disposição de alguns desses diretores para rever seus conceitos e demonstrar que também estavam em processo de aprendizagem. Essa postura, a meu ver, humaniza extremamente as relações no interior da escola, estimula a gestão participativa e serve de bom exemplo.

Meus profundos respeitos a todos os diretores, e a alguns em especial, profs. Odenis, Walmir, Conceição e José Luiz (in memoriam), por terem me desafiado e apoiado no dia a dia da sala de aula."

Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: