Ir para o conteúdo principal

Especiais

out 25

Written by: admespeciais
25/10/2013 13:03  RssIcon

Na hora de dormir, no ir e vir, para estudar ou para se divertir. O livro, ele sim, é o melhor amigo do Homem! Para comemorar o Dia Nacional do Livro, nós entrevistamos o biógrafo Mario Magalhães, vencedor do Prêmio Jabuti 2013 na categoria Biografia. O escritor de Marighella – O Guerrilheiro que Incendiou o Mundo fala sobre a escolha do personagem e as recentes polêmicas envolvendo esse gênero literário. Leia aqui.


Depois de curtir a entrevista, veja as 10 dicas que separamos para você sobre livros!

- O Dia Nacional do Livro é comemorado em 29 de outubro porque foi nesse dia, em 1810, que Portugal transferiu a Real Biblioteca Portuguesa para o Brasil.

- Os livros existem há mais de 5 mil anos, mas tinham outros formatos. Esse que conhecemos foi inventado na década de 1450, depois que o alemão Gutenberg inventou a prensa.

- O primeiro livro impresso em papel por Gutenberg foi a Bíblia, escrita em latim.

- A maior biblioteca do mundo é a Biblioteca do Congresso, que fica em Washington D.C., nos Estados Unidos. Seu acervo possui mais de 155 milhões de itens.

- No Brasil, a maior biblioteca é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, também considerada a maior biblioteca da América Latina e a sétima maior biblioteca do mundo.

- A Academia Brasileira de Letras surgiu em 1897 e é composta por 40 membros efetivos e perpétuos. Dá para ler o discurso de inauguração feito por Machado de Assis.

- Existem muitas listas sobre os livros mais vendidos de todos os tempos e a Bíblia aparece sempre em primeiro lugar. Em segundo, está Don Quixote, de Miguel de Cervantes, com uma estimativa de 500 a 600 milhões de cópias vendidas em todo o mundo.

- Em São Paulo, a maior biblioteca pública é a Mário de Andrade, no centro da cidade. Ela foi fundada em 1925 e possui uma seção de obras raras.

- José Mindlin foi considerado o maior colecionador de livros do Brasil, com um acervo pessoal de 40 mil livros. Em 2005, doou a sua coleção para a USP, transformando-a na Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin.

- No site Biblioteca Virtual há uma lista de links de bibliotecas virtuais com obras disponíveis para leitura. Também há indicações para filmes, música, revistas e jornais do Brasil e do mundo! Divirta-se!

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: