Ir para o conteúdo principal

Especiais

set 4

Written by: admespeciais
04/09/2013 12:33  RssIcon

Nesta divertida animação, destacamos alguns pontos que levaram à Independência do Brasil.

 

Aprofunde os seus conhecimentos sobre o 7 de Setembro. Confira as nossas sugestões de livros e boa leitura!

1822: Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil – um país que tinha tudo para dar errado

Resultado de três anos de pesquisas, o livro trata da saga luso-brasileira e da jornada pela Independência do Brasil. Cobre quatorze anos de história, entre 1821, data do retorno de João VI à corte portuguesa, e 1834, ano da morte do imperador Pedro I. Composto por 22 capítulos, com linguagem acessível e histórias saborosas, foi escrito pelo jornalista Laurentino Gomes, que recebeu em 2011 o Prêmio Jabuti pela obra.
 
O Brado do Ipiranga (Cecília Helena Salles de Oliveira e Claudia Valladão de Mattos)

Quem já visitou o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, com certeza viu a tela "Independência ou Morte!", de Pedro Américo. Ela está nos livros de História e no imaginário nacional. Os ensaios reunidos em "O Brado do Ipiranga" têm como tema as relações entre o artista, a tradição acadêmica e a política no final do Império e início da República.

 
Insultos Impressos – A Guerra dos Jornalistas na Independência (Isabel Lustosa)

Entre 1821 e 1823, os debates sobre os rumos da nação tomaram a imprensa brasileira. Sob a lei do pseudônimo, até mesmo o príncipe D. Pedro usou as páginas dos jornais para discutir ideais e interesses. A ofensa pessoal, o insulto e a difamação eram recorrentes nos discursos. Saiba como nobres, anônimos e poderosos usaram o jornal para conseguir a Independência.

 
HQ - Independência do Brasil (Mauricio de Sousa)

Como seria a Turma da Mônica em 1822? Os adoráveis personagens de Mauricio de Sousa estão reunidos nesta história em quadrinhos para informar e entreter. Acompanhe as aventuras da Imperatriz Leopoldina e de Dom Pedro I. Ou seriam eles, a Mônica e o Cebolinha?

» Leia os quadrinhos

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: