Ir para o conteúdo principal

Especiais

jun 4

Written by: admespeciais
04/06/2013 11:36 

Da próxima vez que for ao supermercado, tente não comprar além da conta e leve apenas a quantidade certa para o seu consumo. Você sabia que agindo assim está colaborando com o meio ambiente?

Pensar. Comer. Conservar. Este é o tema da campanha do Dia Mundial do Meio Ambiente deste ano. A escolha partiu do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente e tem como objetivo combater o desperdício de alimentos, que vai além do impacto financeiro.

Um tomate, por exemplo, até chegar à mesa, precisou de fertilizantes, pesticidas e água. Sem contar o combustível do transporte! Ao jogá-lo no lixo, estamos dispensando também todos esses recursos. E tem mais: o alimento estragado emite metano, um dos gases do efeito estufa.

FICA A DICA
Você já ouvir falar da Virada Sustentável? Participe do evento cultural que reúne atrações que têm a sustentabilidade como conteúdo principal.
Tem música, teatro, dança, exposições e cinema. Tudo de graça e em diversos locais! De 5 a 9 de junho.

Repense a suas escolhas e informe os seus alunos!

  • 1,3 bilhão de tonelada de alimentos é desperdiçado anualmente, enquanto 870 milhões de pessoas permanecem subnutridas.
     
  • A produção global de alimentos ocupa 25% de toda a terra habitável do mundo e é responsável por 70% do consumo de água potável, 80% do desmatamento e 30% das emissões de gases de efeito estufa. É a maior causadora de perda de biodiversidade e mudança do uso da terra.
     
  • Por ano, consumidores de países ricos desperdiçam quase a mesma quantidade de alimentos (222 milhões de toneladas) que a produção total da África subsaariana.

(FONTE: PNUMA – Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente)

Saiba mais

Em 5 de junho é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A escolha da data remete à abertura da Conferência de Estocolmo, em 1972. O evento foi criado para estimular iniciativas e a consciência global sobre o meio ambiente. Este ano, plante uma árvore, convoque um mutirão de limpeza e promova a reciclagem no seu bairro. Depois registre essas ações no site do PNUMA e estimule outras pessoas a fazerem o mesmo!

Tags:

Busca em Especiais: