Ir para o conteúdo principal

Especiais

abr 30

Written by: admespeciais
30/04/2013 16:07 

A origem do Dia Mundial da Educação

O Fórum Mundial da Educação foi realizado no dia 28 de abril de 2000, em Dakar, no Senegal. Na ocasião, representantes de 180 países assinaram um documento no qual se comprometiam a universalizar o acesso à educação até 2015. A data foi escolhida como o Dia Mundial da Educação e propõe a reflexão sobre os rumos e desafios que envolvem o ensino.


Filme

"A Educação Proibida" – Documentário argentino feito em 2012 por German Doin, um jovem de 25 anos. Tem duas horas e meia de duração e parte da constatação de que é necessário rever a maneira como a educação é organizada e oferecida, incentivando o processo de reflexão e análise crítica sobre as metodologias atualmente utilizadas nas escolas, valorizando a diversidade de paradigmas educativos, a liberdade pedagógica e curricular. Você pode baixar o filme no site www.educacionprohibida.com.



Livro

"Justiça pela Qualidade na Educação" – É uma publicação da Editora Saraiva, em parceria com o movimento Todos pela Educação e a Associação Brasileira de Magistrados, Promotores de Justiça e Defensores Públicos da Infância e da Juventude (ABMP). A publicação, de 2013, reúne artigos de profissionais de duas áreas: Direito e Educação. A cada tema tratado, esses dois profissionais fazem os seus comentários, sob o ponto de vista de sua própria área. Dessa maneira, poderá representar um importante subsídio para que a Justiça brasileira possa atuar decisivamente em defesa da garantia de aprendizagem para todos os alunos.


Sites

www.escolanocinema.com.br
Aproveite os sábados para curtir um filme na telona e aumentar a sua cultura cinematográfica, sem pagar nada! A rede Unibanco Arteplex e Espaço Itaú de Cinema apresentam uma programação variada só para professores, que inclui clássicos do cinema, filmes nacionais e internacionais e obras inéditas. Para participar, é só se cadastrar no Clube do Professor e apresentar a carteirinha na entrada do cinema.

www.historiadigital.org
Ele foi considerado um dos melhores blogs de História no país e tem como objetivos debater o uso de mídias digitais na educação e divulgar experiências criativas em sala de aula. O foco são os professores que atuam nessa área do conhecimento, mas são tantas informações interessantes que o blog serve de referência para todos aqueles que gostam de uma história bem contada. Tem resumos ilustrados na forma de slides, com direito a áudio e quiz para testar conhecimentos, teleaulas e viagens em 3D a lugares de importância histórica, como a Capela Sistina.

www.obrasraras.usp.br
Se você não pode ir até as bibliotecas da USP, elas vão até você! A Biblioteca Digital de Obras Raras e Especiais da USP oferece acervo com obras de valor histórico, que vão do século XV ao XX, digitalizadas integralmente. São pelo menos 40 títulos de diferentes áreas do conhecimento, escolhidos obedecendo aos critérios de antiguidade, valor histórico e inexistência de novas impressões ou edições dos títulos. Quem se interessar pode fazer uma consulta ou até mesmo imprimir os livros para uso não comercial. E caso você queira contribuir para o projeto, pode até adotar um livro, com direito a ter seu nome na página da obra com a seguinte frase: "Obra digitalizada com apoio do(a) ...patrocinador(a)...".

Tags:

Busca em Especiais: