Ir para o conteúdo principal

Especiais

abr 30

Written by: admespeciais
30/04/2013 16:03  RssIcon

O dia 18 de abril foi instituído como o Dia Nacional da Literatura Infantil, em homenagem a Monteiro Lobato, um dos maiores autores da literatura infantojuvenil brasileira.

Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, ele começou a carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de Direito.

No fim de 1920, Monteiro Lobato publicou "A Menina do Narizinho Arrebitado", primeiro livro da série de aventuras da turma do Sítio do Pica-pau Amarelo, que virou programa de TV nos anos oitenta, sendo regravado nos anos noventa.

FICA A DICA
O portal Universia selecionou 20 títulos infanto juvenis para você baixar gratuitamente.

Quem nunca ouviu falar da simpática Dona Benta, avó da boneca falante Emília? Da cozinheira Tia Nastácia, Pedrinho e Narizinho, netos de Dona Benta? Do boneco feito de sabugo de milho, o Visconde de Sabugosa? Do Tio Barnabé, da Cuca, entre outros personagens famosos?

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade. Em 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infantojuvenil.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Especiais

Busca em Especiais: