Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

jul 4

Written by: admradar
04/07/2017 16:00  RssIcon

Fina Camada Um computador superpotente fez uma simulação da atividade cerebral humana e precisou de 40 minutos para calcular o equivalente a 1 minuto do que acontece em nosso cérebro. Essa é apenas uma prova de que o corpo humano, apesar de contar com inúmeros sistemas biológicos, que realizam funções complexas, é uma máquina perfeita! Para compreender melhor o seu funcionamento, que tal fazer uma visita ao Museu de Anatomia Humana Prof. Alfonso Bovero?

FICA A DICA

Professor, envie um e-mail para mah@icb.usp.br e saiba como organizar um passeio ao Museu de Anatomia com a sua turma!

Depois de ficar quase três anos fechado para reforma, o MAH reabriu as portas para o público, com um visual mais moderno e interativo.

O acervo é formado por peças anatômicas raras, com a missão de difundir o conhecimento acerca da constituição dos diversos órgãos que formam os diferentes sistemas do corpo humano.

Durante a visita, ainda é possível conhecer a “Cápsula Bovero”, onde foram reproduzidos o laboratório e o escritório do primeiro professor de Anatomia da USP, Alfonso Bovero, cujo nome foi dado à instituição cultural. Além do mobiliário, o espaço conta com livros, instrumentos cirúrgicos e outros itens originais do cientista italiano.

Onde: Museu de Anatomia Prof. Alfonso Bovero
Av. Prof. Lineu Prestes, nº 2.415 - Butantã - São Paulo - SP (Instituto de Ciências Biomédicas – USP)
Contato: (11) 3091-7360
Horário: terça a sexta, das 9h às 16h (com permanência até as 16h30)
(entrada gratuita)


SAIBA MAIS

Em 1914, o doutor Arnaldo Vieira de Carvalho, um dos fundadores e primeiro diretor da Faculdade de Medicina da USP, convidou o italiano Alfonso Bovero para vir ao Brasil e ser o primeiro professor da disciplina de Anatomia. Bovero aceitou e ficou no cargo até 1937, ano em que faleceu. Durante os 23 anos em que trabalhou em São Paulo, o professor montou um rico acervo de peças anatômicas para fins didáticos e criou a primeira versão do museu. Além de sua dedicação à carreira de mestre e pesquisador no domínio da Anatomia, que lhe rendeu reconhecimento internacional, promoveu intercâmbio cultural entre o Brasil e a Itália, sendo um dos fundadores do Instituto Ítalo-Brasileiro de Alta Cultura.  

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: