Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

fev 9

Written by: admradar
09/02/2017 09:00  RssIcon

Fina CamadaVocê sabe para onde vai o lixo que você joga fora diariamente?

Com o consumo desenfreado, o descarte adequado do lixo é um dos grandes desafios da sociedade moderna. Pensando na importância do tema, e do impacto que possíveis descuidos podem provocar no meio ambiente e em nossa saúde, o Sesc apresenta a exposição “Água Viva”.

FICA A DICA

Confira ainda no Sesc Interlagos as esculturas do Projeto Ecomodus. Arte idealizada pelo artista Everaldo Costa, propõe a construção e a instalação de cinco bioesculturas associadas aos quatro elementos da natureza (água, terra, ar e fogo) e humano, utilizando materiais naturais coletados na unidade e arredores.

A mostra sensibiliza o visitante por meio de 10 totens cilíndricos, espécie de aquários, que contêm resíduos submersos na água, como vidro, garrafas plásticas e metais. O objetivo é mostrar o tempo de decomposição e degradação desses objetos quando estão em contato com a água, evidenciando a importância da destinação correta desses materiais.

»Leia entrevista com Maria Heloísa Pádua Lima de Assumpção, engenheira da Divisão de Apoio ao Controle de Fontes de Poluição, da Cetesb.

A exposição chama atenção ao exibir resíduos como a borracha vulcanizada presente em pneus, que leva 1 milhão de anos para se degradar. Se você ficou surpreso, saiba que o vidro é ainda pior, pois não existe tempo determinado de decomposição. Agora, imagine quando os resíduos sólidos são jogados nos rios e mares, os sérios problemas ambientais que isso pode causar.

Visite a exposição e aproveite a oportunidade para pensar na possibilidade de reduzir o consumo e diminuir a geração de resíduos, reutilizar objetos e materiais, ou até mesmo reclicar, dando uma nova função para aquilo que seria jogado fora

Onde: Sesc Interlagos
Avenida Manuel Alves Soares, 1.100 - Parque Colonial - São Paulo - SP
Quando: até 30/12
Horário: quarta a domingo, das 9h às 17h.
Contato: (11) 5662-9500


SAIBA MAIS

Que tal uma aula de Educação Ambiental em apenas um minuto? A Secretaria do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, juntamente com a Fundação Padre Anchieta, criou um material para abordar de maneira simples e lúdica diversas questões relacionadas ao meio ambiente. Ao todo são dez vídeos, que tratam sobre assuntos como resíduos sólidos, consumo sustentável e mudança climática, com duração de apenas um minuto. Assista!

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: