Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

jan 9

Written by: admradar
09/01/2017 07:00 

Fina CamadaA cidade de São Paulo, também conhecida como “Selva de Pedra” – por ser cinza, barulhenta e de ritmo frenético – pode surpreender com lugares verdes, tranquilos e de paisagens exuberantes. Conheça três parques na capital que provam que a natureza está pertinho de você!

Parque Estadual do Juquery
Criado em 1993, pela necessidade de conservar a vegetação nativa e as áreas de mananciais do sistema Cantareira, o Parque do Juquery abriga o último remanescente de Cerrado preservado na região Metropolitana de São Paulo. O local recebe esse nome por conta da planta Yu-Kery – também conhecida como Dorme-Maria (ao ser tocada, suas folhas se fecham e só abrem novamente após algum tempo) –, muito comum na região. Além de contar com trilhas ecológicas, nascentes com águas cristalinas, rica biodiversidade de plantas e animais, o parque possui um espaço reservado para as crianças e um mirante com 20 metros de altura. Para mais informações, acesse o site.

Onde: Rua Miguel Segundo Lerussi, s/nº, Parque Industrial - Franco da Rocha - SP
Tel.: (11) 4449-5545
E-mail: pe.juquery@fflorestal.sp.gov.br
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 17h.


Parque Ecológico do Guarapiranga
Inaugurado em 1999, para preservar a fauna e a flora, e também despertar a consciência ambiental dos visitantes e da população do entorno, o Parque Ecológico do Guarapiranga conta com diversos atrativos em meio à vegetação nativa, replantada e remanescentes de Mata Atlântica. Além de oferecer oficinas de Educação Ambiental, Museu do Lixo, Biblioteca, o parque proporciona uma experiência de uma trilha sensorial. A Trilha da Vida é feita de olhos vendados para que o visitante sinta a natureza, por meio do olfato, tato e audição. Para mais informações, acesse o site.

Onde: Estrada da Riviera, nº 3.286 - Jardim Riviera - São Paulo - SP
Tel.: (11) 5517-6707
E-mail: pe.guarapiranga@fflorestal.sp.gov.br
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 17h.


Parque Estadual da Cantareira
Considerada uma das maiores florestas urbanas do mundo, o Parque Estadual da Cantareira é uma região de inúmeras nascentes e diversos cursos d’água. Além de trilhas, cachoeiras e vistas panorâmicas, o parque possui áreas para piquenique, Museu da Pedra Grande e também a Casa da Bomba, uma construção que mostra como era realizada a distribuição de água no começo do século passado. Para mais informações, acesse o site.

Onde: Rua do Horto, nº 1.799 - Horto Florestal - São Paulo - SP
Tel.: (11) 2203-0115
E-mail: pe.cantareira@fflorestal.sp.gov.br
Horário de funcionamento: sábados, domingos e feriados, das 8h às 17h.


SAIBA MAIS

Você consegue imaginar qual o bairro mais verde de São Paulo? De acordo com um levantamento feito pela prefeitura de São Paulo em 2010, em primeiro lugar está a região de Pinheiros, com 49.883 árvores. O número contabilizado é das árvores que estão em vias públicas, como ruas, avenidas e calçadas. Os parques e praças não entram na contagem. Na sequência, estão Butantã e Santo Amaro, com 49.215 e 39.466 árvores, respectivamente.  

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: