Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

nov 28

Written by: admradar
28/11/2016 14:00  RssIcon

Fina CamadaDizem que a cozinha é o coração da casa, e não há como negar.

A arte de cozinhar não se limita apenas aos dotes culinários. Comidas, temperos e até a escolha de alguns ingredientes fazem parte da cultura, tradição e rituais – que são diferentes, dependendo da origem de cada pessoa. E é por meio da culinária que o Museu da Imigração resolveu contar histórias de imigrantes e migrantes que escolheram viver em São Paulo, em “Migrações à mesa”.

FICA A DICA

A culinária pode estar presente nas escolas e ser um grande aliado nos planejamentos em sala de aula. Quer saber como? Confira os projetos interdisciplinares, envolvendo alimentação saudável, apresentados no Mural do Educador no site da EFAP. Assista, "Culinária na Escola" e "Merenda Saudável"!

Os cadernos de receitas foram os escolhidos para regastar a história e o passado das famílias migrantes. Muito além dos ingredientes e modo de preparo, esses cadernos são formas de registro da história afetiva de cada família. Herança de geração para geração, por meio deles é possível acessar o passado, descobrir hábitos alimentares, tradições, utensílios da época e muitas outras informações deixadas em anotações de rodapé.

»Leia entrevista com Ana Holanda, jornalista e curadora da exposição “Migrações à Mesa”.

A exposição foi criada de maneira colaborativa, onde o público compartilhou cadernos de receitas. Dentre os diversos recebidos, foram selecionados os dez mais representativos. As famílias participantes foram convidadas também para narrar a história do objeto e pensar questões relacionadas ao discurso retratado na exposição. A intenção do trabalho foi mapear, pesquisar e proporcionar a comunicação de acervos, receitas e práticas de grupos imigrantes e migrantes. A mostra conta ainda com peças do próprio acervo do Museu.

Onde: Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 - Mooca - São Paulo - SP
Quando: até julho/2017
Contato: (11) 2692-1866
Horário: terça a sábado, das 8h às 17h; e aos domingos, das 10h às 17h
(entrada gratuita aos sábados)

SAIBA MAIS

Entre os meses de janeiro e março de 2016, o Museu da Imigração lançou uma campanha estimulando o público em geral a participar da montagem da exposição “Migrações à mesa” para que enviasse informações e fotos de cadernos de receitas de família, que pertenceram a imigrantes ou migrantes. Originários de diferentes períodos e países, os cadernos foram estudados pela curadoria do MI, que avaliou as anotações, detalhes e até as manchas, para reconstruir a história das famílias.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: