Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

nov 16

Written by: admradar
16/11/2016 09:00  RssIcon

Fina Camada“Folclore Digital” é uma nova experiência para se aproximar das lendas e mitos da cultura popular brasileira. Por meio da tecnologia das projeções audiovisuais, é possível vivenciar histórias como a do Curupira, Boi-bumbá, Saci Pererê, entre outros personagens do folclore nacional.

FICA A DICA

Assista ao vídeo criado pela dupla VJ Suave, sobre o projeto, e descubra um pouco do que você irá encontrar na exposição.

A obra – da dupla VJ Suave, formada pelo paulista Ygor Marotta e pela argentina Ceci Soloaga – propõe uma ambientação multimídia, combinando animação tradicional, poesia, luzes e música. Na mostra, as lendas ganham vida, combinadas com a tecnologia em video mapping, uma técnica de projeção usada para transformar qualquer superfície em uma tela de vídeo dinâmica.

»Leia entrevista com Francisco Nunes, mestre em Ciências Sociais e professor de Filosofia.

A ideia da instalação é dar às crianças e adultos a oportunidade de explorar imagens e sons da natureza, familiarizar-se com as histórias populares e ter contato com novas narrativas, suportes e linguagens de mídia.

A exposição já passou pelos espaços da CAIXA Cultural de Curitiba (PR), Salvador (BA), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e agora chegou a São Paulo e ficará até o dia 04/12.

Onde: CAIXA Cultural São Paulo
Praça da Sé, 111 - Centro - São Paulo - SP
Quando: até 04/12/2016
Contato: (11) 3321-4400
Horário: terça a domingo, das 9h às 19h
(entrada gratuita)

SAIBA MAIS

Em 1965, o Congresso Nacional Brasileiro oficializou que em 22 de agosto seria celebrado o Dia do Folclore Nacional. A data é a mesma de quando a palavra folklore (em inglês) foi inventada pelo arqueólogo e folclorista inglês William John Thoms. O termo vem da junção de “folk” (povo, popular) com “lore” (cultura, saber), designado para definir os fenômenos culturais típicos das culturas populares tradicionais de cada nação.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: