Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

out 3

Written by: admradar
03/10/2016 12:00  RssIcon

Fina CamadaSe você fosse questionado sobre quantos rios existem em São Paulo, saberia responder? Provavelmente, os primeiros que vêm à mente são: Rio Tietê e Rio Pinheiros. Mas esses são apenas dois de uma lista de mais de trezentos rios que correm pela cidade.

FICA A DICA

O IBGE disponibiliza um portal com mais de 20 mil mapas. Dentre eles, é possível acessar os mapas do Brasil e conhecer suas diversidades ambientais, como suas bacias hidrográficas. Acesse!

Para apresentar ao público a extensa bacia hidrográfica paulista desconhecida da grande maioria, o Sesc Vila Mariana apresenta a instalação Rios Des.Cobertos.  

A mostra conta com uma maquete com projeção interativa, permitindo ao visitante que descubra a quantidade de cursos d’água existentes em São Paulo, que permanecem vivos, mas que estão escondidos e cobertos por concretos, ruas e edificações. Além de promover o conhecimento por meio das informações, a exposição gera a reflexão sobre o processo de urbanização das grandes metrópoles e as transformações ocorridas em suas hidrografias originais, inclusive dos problemas enfrentados pelo desenvolvimento das cidades e pelos indivíduos que nelas habitam.

Esse trabalho foi concebido pelo Estúdio Laborg e pela iniciativa Rios & Ruas.

Professor, agende uma visita com o seu grupo escolar, entrando em contato pelo e-mail: agendamento@vilamariana.sescsp.org.br.

Onde: Sesc Vila Mariana
Rua Pelotas, 141 - Vila Mariana - São Paulo - SP
Contato:
(11) 5080-3000
Horário:
terça a sexta, das 10h às 20h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
(entrada gratuita).

SAIBA MAIS

Que tal conhecer o Rio Tietê de águas limpas, bem diferente desse que vemos nas marginais? Uma boa opção é visitar a sua nascente, que fica em Salesópolis. A cidade, localizada a 96 km de São Paulo, abriga o Parque Nascentes do Tietê. O parque encontra-se em área coberta por Mata Atlântica, com uma diversidade de plantas e animais. Como atrativo, além da observação das nascentes do Rio Tietê, ocorrem visitas monitoradas e educativas por trilhas; museu iconográfico com fotos sobre diversos aspectos do rio limpo ou muito poluído; histórico sobre o rio e as cidades que percorre; e ainda, possui uma sala das águas, para análise e observação da qualidade das águas.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: