Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

ago 19

Written by: admradar
19/08/2016 10:00 

Fina CamadaBronze, mármore, argila, madeira e por que não LEGO? Escolher o tipo de material é o primeiro passo para o artista plástico criar uma escultura. E foi assim que Nathan Sawaya decidiu usar um brinquedo como matéria-prima para suas obras. Todas são esculpidas com os blocos coloridos e podem ser visitadas na exposição “The Art of the Brick”.

FICA A DICA

Por meio do programa Lego Digital Designer, você pode construir casas, veículos, personagens – ou o que sua imaginação permitir – com peças virtuais de LEGO. O software é livre e a interface, simples e intuitiva. O número de peças é ilimitado, em diversas cores, tamanhos e formatos. Ainda é possível gerar seu próprio manual de construção, de modo a disponibilizar automaticamente instruções passo a passo de como construir o modelo projetado. Inspire-se no artista Nathan e crie sua própria obra de arte!

Desde criança, o artista norte-americano já brincava com os tijolinhos e tinha grande habilidade em transformá-los em novos brinquedos. O talento não ficou na infância. Sua mostra foi lançada em 2007 e já ocupou mais de 80 museus e espaços nas principais cidades norte-americanas. Ainda, foi vista em outros países, como Bélgica, Holanda, Irlanda, China, Israel, Singapura, França, África do Sul, Austrália, Suíça e Espanha. E agora, chegou ao Brasil, na Oca do Ibirapuera.

São 80 obras, que reúnem ao todo mais de um milhão de pequenas e coloridas peças do brinquedo. Inspirada em grandes artistas, sua mostra conta com reconstruções de obras de arte universalmente conhecidas, como a “Vênus de Milo”; “O Grito”, de Edvard Munch; e “O Pensador”, de Rodin. Em outras áreas é possível conhecer um esqueleto de T-Rex de seis metros de comprimento, feito com mais de 80 mil peças. E também, outros trabalhos que nasceram da imaginação do artista.  

Quem quiser arriscar com a criatividade e imaginação, está disponível uma área para que os visitantes possam brincar e construir peças com os bloquinhos.

Para mais informações ou compra do ingresso, acesse o site.

Onde: OCA – Museu da Cidade de São Paulo
Av. Pedro Álvares Cabral, S/N - Portão 3 - Parque do Ibirapuera
Contato: (11) 3241-1081
Horário: terça a domingo, das 11h às 20h.

SAIBA MAIS

O LEGO foi criado pelo dinamarquês Ole Kirk Christiansen e começou a ser comercializado em 1934. Sucesso até hoje, crianças e adultos brincam com os blocos coloridos, criando brinquedos que variam conforme a criatividade. Curiosamente, em 1947, o fabricante informou que, com apenas seis tijolos de LEGO (2x4), era possível obter 102.981.500 diferentes combinações. Para nossa surpresa, em 2004, a Universidade de Copenhague contestou o resultado e indicou que o número de combinações possíveis é ainda maior: 915.103.765.  

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: