Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

ago 1

Written by: admradar
01/08/2016 15:00 

Fina CamadaSe na Copa do Mundo o Brasil é o único pentacampeão, nos Jogos Olímpicos a história é um pouco diferente. Nunca sentimos o gostinho de alcançar o primeiro lugar no pódio. A medalha de ouro olímpica é o único título ainda não conquistado na história da seleção brasileira masculina de futebol. Será falta de sorte?

FICA A DICA

Gosta de ler e é fã de futebol? Na coluna Eu Indico, do site da EFAP, você pode conferir uma seleção de títulos que têm o futebol como personagem principal.

Para contar um pouco sobre a trajetória brasileira masculina e feminina, no maior evento esportivo do mundo, o Museu do Futebol apresenta a exposição “O Futebol nas Olimpíadas”.

Apesar de a primeira edição dos Jogos Olímpicos da Era Moderna ter sido realizada em 1896, o futebol só entrou como modalidade competitiva em 1908, em Londres. Mas foi apenas em 1952 que o Brasil enviou, pela primeira vez, um time de futebol para representar o país nas Olimpíadas. No ano de estreia, a seleção ficou apenas com o quinto lugar. Durante sua participação, conquistou três medalhas de prata e duas de bronze.
Já o futebol feminino iniciou na competição em 1996, e já conquistou duas medalhas de prata.

Por meio de um vídeo, a mostra apresentará para o público a história que poucos conhecem. Além disso, um fichário gigante trará informações e curiosidades de todas as Olimpíadas, e uma midiateca exclusiva mostrará curtas-metragens sobre a memória olímpica brasileira.

Estamos a poucos dias da realização das Olimpíadas no Brasil. Quem sabe em casa a seleção brasileira não conquista o tão sonhado ouro olímpico. Vamos torcer!

Onde: Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n - Estádio do Pacaembu - São Paulo
Contato: (11) 3664-3848
Horário: Terça a sexta-feira, das 9h às 17h. Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
(Aos sábados a entrada é gratuita)

SAIBA MAIS

O Núcleo Educativo do Museu do Futebol, em parceria com a plataforma Kademi, oferece uma maneira lúdica e interativa de aprender um pouco sobre a história do futebol, por meio de games. Os assuntos abordados são transversais a várias disciplinas escolares, adequados a diferentes faixas etárias e pensados a partir do acervo do Museu.

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: