Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

jun 17

Written by: admradar
17/06/2016 10:00 

Fina CamadaSe você é o tipo de pessoa que quando visita um museu fica se perguntando: “Como todos esses objetos vieram parar aqui? Quem era o dono disso? Por que essas peças têm tanto valor e importância?”, saiba que agora pode ter a resposta para essas perguntas. “O Caminho das Coisas”, exposição apresentada no Museu da Imigração, propõe ao público a experiência de redescobrir as histórias e os significados de algumas peças de sua coleção.

FICA A DICA

No mês de junho, o Museu da Imigração comemora 23 anos de existência. Para celebrar, no dia 25/06 acontecerá um evento especial, com apresentação de teatro, música, exposição de livros e ainda piquenique com sarau. Mais informações, aqui.

RA mostra é inspirada no projeto “Encontros com o Acervo”, que a instituição promove com o objetivo de qualificar e entender os objetos do Museu por meio de debates coletivos.

»Leia entrevista com Juliana Monteiro, museóloga.

A nova exposição está dividida em quatro módulos. Cada um deles representa parte do processo que o objeto passa até ser exposto, com o intuito de apresentar ao público como as peças chegam ao Museu; como é feita a significação de um objeto; a higienização para conservação; inclusive os bastidores da produção de uma exposição. Além disso, são apresentados itens curiosos que ainda não foram pesquisados com profundidade, instigando o público a refletir sobre os possíveis caminhos desses objetos.

Ficou curioso? Então, não deixe de conferir!

Onde: Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, nº 1.316 - Mooca - São Paulo
Telefone: (11) 2692-1866
Horário: Terça a sábado, das 9h às 17h. Domingo, das 10h às 17h.
(gratuito aos sábados).

SAIBA MAIS

Pensando em tornar a visita à exposição “O Caminho das Coisas” mais acessível para crianças de até 11 anos, o Memorial da Imigração disponibiliza material educativo, proporcionando uma experiência mais lúdica e investigativa. Professores dos anos iniciais do Ensino Fundamental, essa é uma ótima ferramenta para planejar uma aula diferente – com antes, durante e depois da ida ao Museu!

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: