Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

mar 18

Written by: admradar
18/03/2016 07:00 

Fina CamadaCéu limpo, milhares de estrelas brilhando e cenas astronômicas podem fazer parte do nosso dia a dia, mesmo morando na capital paulista. Isso porque o Planetário Prof. Aristóteles Orsini, localizado no Parque Ibirapuera, foi reaberto – depois de três anos fechado para reforma. Se você ainda não foi, vale a pena visitar. E se você já conhece, deveria ir de novo, porque ele foi reestruturado e está ainda melhor!  

FICA A DICA

Durante o período de férias – nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro –, o Planetário oferece quatro sessões por dia (10h/12h/15h/17h), de terça a domingo, incluindo feriados.

O espaço solucionou os problemas estruturais e ganhou equipamentos modernos, capaz de exibir um céu sem a interferência das nuvens, poluição e da iluminação urbana, permitindo a visualização dos astros de uma maneira que não é possível a olho nu em grandes centros metropolitanos. Com os recursos, ainda é possível apreciar fenômenos como os eclipses, chuva de meteoros e também os movimentos da Terra, posição e deslocamento dos planetas.

»Leia entrevista com Laerte Sodré Jr., professor titular e diretor do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo.

O planetário é aberto ao público em geral e também recebe visitas escolares, com o intuito de ensinar Astronomia de maneira acessível a todos. Ele funciona aos finais de semana, e durante a semana é reservado apenas para grupos escolares, que devem agendar a visita previamente, pelo telefone (11) 5575-5206. Mais informações, aqui.

Onde: Planetário Prof. Aristóteles Orsini
Av. Pedro Álvares Cabral – Parque Ibirapuera – Portão 3
Horário: Sábados e domingos, às 15h, sessão voltada ao público infantil; e às 17h, sessão voltada ao público em geral. (Os ingressos são distribuídos gratuitamente, 1h antes de cada sessão.).

SAIBA MAIS

A única escola pública de Astronomia da América Latina fica no Brasil, dentro do Parque Ibirapuera. A Escola Municipal de Astrofísica Professor Aristóteles Orsini foi inaugurada em 1961, com o intuito de oferecer cursos de Astronomia de níveis variados. Ainda hoje, a unidade pública de ensino oferta cursos gratuitos de Astronomia e assuntos correlatos a estudantes do Ensino Básico, astrônomos amadores, professores e interessados em geral.


Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: