Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

fev 3

Written by: admradar
03/02/2016 07:00  RssIcon

Fina CamadaO trabalho de mulheres imigrantes nas lavouras cafeeiras virou tema de exposição, apresentada no Memorial da Imigração. Intitulada Imigrantes do Café, a mostra traz histórias e memórias daquelas que vieram de vários países – da América do Sul e outras refugiadas do continente africano – para tentar a vida no Estado de São Paulo.

FICA A DICA

Aos sábados a entrada é gratuita. E, quinzenalmente, às sextas-feiras, o Museu da Imigração oferece visitação noturna, ampliando seu horário de atendimento até as 21h.

Para retratar o cotidiano dessas moças, o percurso expositivo apresenta desde o desembarque no Brasil – pelo Porto de Santos –, até a chegada à Hospedaria de Imigrantes do Brás e a vida nas lavouras. Contextualiza, ainda, os ambientes de trabalho e os momentos de lazer dessas imigrantes, mostrando de que forma seus costumes influenciaram a diversidade cultural brasileira. Por fim, o visitante aprende sobre o início e o fim do processo de produção de café, com a exportação das sacas.

O acervo traz fotografias, objetos, textos e depoimentos, evidenciando todas essas etapas e tarefas, realizadas pelas imigrantes nas grandes fazendas.

Onde: Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca
Horário: Terça a sábado, das 9h às 17h. Domingos e feriados, das 10h às 17h.

SAIBA MAIS

Professor, que tal agendar uma visita educativa com sua turma? O museu oferece, gratuitamente para escolas da rede pública, uma visita diferenciada, com o intuito de promover um diálogo e reflexão crítica acerca das temáticas abordadas pelas exposições. Para mais informações, acesse o site.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: