Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

jan 22

Written by: admradar
22/01/2016 07:00  RssIcon

Fina CamadaQue tal aproveitar as férias para visitar uma biblioteca? Além de colocar a leitura em dia, é possível desfrutar dos espaços interativos e conhecer os diferentes acervos que contam com livros, revistas e até mesmo filmes.
Separamos três bibliotecas temáticas, da capital paulista, que colocam à disposição dos visitantes um acervo específico e uma ampla programação cultural sobre determinados assuntos. Confira:
Biblioteca Roberto Santos | Cinema

Apesar de existir desde 1953, foi em 2008 que inaugurou seu acervo temático e virou ponto de encontro dos cinéfilos. A biblioteca conta com um acervo geral de 37 mil volumes, mais de 1.200 livros sobre cinema e mil DVDs sobre a evolução da história do cinema nacional e mundial. Aos amantes da sétima arte, todas as quartas-feiras e sábados, às 19h, acontecem sessões de Nostalgia e Cineclube. Durante as férias, o local contará com uma programação especial para as crianças, com a exibição de filmes infantis.

FICA A DICA

Você tem livros para doar? Diversas bibliotecas e centros culturais recebem livros em bom estado. Os equipamentos culturais do Sistema Municipal de Bibliotecas de São Paulo aceitam doações. Confira aqui os endereços por região.

Onde: Rua Cisplatina, 505 – Ipiranga
Tels. (11) 2063-0901 / 2273-2390

Biblioteca Belmonte | Cultura Popular
Em agosto de 2007, a biblioteca tornou-se temática em cultura popular, com a proposta de disseminar produções culturais tradicionais do nosso povo. Além de um suporte bibliográfico de 54 mil volumes, o acervo ainda conta com mais de mil livros de cultura popular e um número significativo de literatura de cordel. Com ótimas referências, servindo como fonte de pesquisa para realização de trabalhos escolares e acadêmicos, o espaço ainda oferece uma vasta programação cultural com a realização de palestras, oficinas, contações de histórias, sarau sertanejo, exposições e outros eventos.

Onde: Rua Paulo Eiró, 525 – Santo Amaro
Tels. (11) 5687-0408 / 5691-0433

Biblioteca Alceu Amoroso Lima | Poesia
Inaugurada em 1976, passou a ser especializada apenas em 2006. Revitalizado para o lançamento do acervo temático, sua fachada ganhou a palavra Poesia e nas paredes internas da biblioteca, foram inseridos versos de Olavo Bilac, Gregório de Matos, Castro Alves, entre outros, intitulado de sprays poéticos. Com um acervo geral de quase 43 mil exemplares, 4 mil títulos são destinados à poesia. Com uma diversidade de livros, a biblioteca ainda conta com um acervo de fotos, livros, revistas e jornais sobre a memória do bairro de Pinheiros e promove atividades culturais variadas.

Onde: Rua Henrique Schaumann, 777 – Pinheiros

SAIBA MAIS

No Brasil, até 2020, todas as instituições de ensino (públicas ou particulares) deverão ter uma biblioteca. Isso porque, em 2010, foi sancionada a Lei nº 12.244 exigindo a universalização das bibliotecas escolares. A lei exige também que os espaços forneçam ao menos um título para cada aluno matriculado e seja administrado por bibliotecários.

Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: