Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

dez 14

Written by: admradar
14/12/2015 15:45  RssIcon

Fina CamadaSe você não vai até o Museu de Arte Sacra, o Museu de Arte Sacra vai até você. Se estiver na Estação Tiradentes, antes de embarcar dê uma paradinha para apreciar o “La Nascita de la Esperanza”, presépio de Ulderico Pinfildi, uma das maiores autoridades do mundo no assunto. A obra está exposta na recém-inaugurada “Sala Tiradentes”, iniciativa do Programa de Ação Cultural do Metrô, que tem como objetivo tornar a arte acessível a muito mais gente.

FICA A DICA

Se não puder ir até a Sala Tiradentes, vá até o seu computador e faça uma visita virtual ao “Presépio Napolitano”, do século XVIII.

Cerca de 30 obras fazem parte da exposição “Em Busca do Presépio Universal”, que praticamente dá uma volta ao mundo para mostrar como o nascimento de Cristo é representando em diferentes culturas. Além da composição das cenas, os materiais utilizados também chamam a atenção. O “Presépio Japonês”, do século XX, é feito de seda e serragem; já o “Presépio Napolitano” foi confeccionado entre os séculos XVIII, XIX e XX, com barro cozido, tecido e liga metálica. O “Presépio Nigeriano“, do século XX, foi composto por madeira entalhada; e a cerâmica é a base do “Presépio Húngaro”, do século XXI.

A exposição é gratuita para os usuários do metrô.

Quando: de quarta a sexta-feira, das 9h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 18h.
Onde: Estação Tiradentes
Para mais informações, acesse aqui.

SAIBA MAIS

O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. A cena é composta pelo menino Jesus na manjedoura ao centro e personagens bíblicos que estavam presentes nesse importante momento cristão.

De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223, para explicar às pessoas mais simples como foi o nascimento de Jesus Cristo e o seu significado.

No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, popularizou-se pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: