Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

out 8

Written by: admradar
08/10/2015 13:43 

Professor, que tal elaborar uma aula diferente com a temática do Memorial da Resistência de São Paulo?

Criado para preservar as memórias de resistência e repressão política no Brasil desde a proclamação da República até os dias de hoje, o Memorial possui um vasto acervo de pesquisas e documentos que são apresentados ao público por meio de exposições e ações educativas e culturais, com o objetivo de propor reflexões que contribuam para o exercício da cidadania, aprimoramento da democracia e valorização de uma cultura em direitos humanos.

Além das exposições de longa duração e temporárias, a instituição realiza palestras, seminários, lançamentos de filmes e livros, que fazem partem das ações culturais. O Memorial também promove diversas atividades do programa de ação educativa. Voltados para professores de diferentes disciplinas e níveis de ensino, por exemplo, são oferecidos encontros mensais e material de apoio, dando subsídios para práticas educativas.

Professor, confira as próximas ações do mês de outubro:

24/10 – 10h30 às 13h | Encontro de Aprofundamento Temático:

Palestra sobre o tema: “Empreiteiros da tortura, burguesia associada e violência institucional: formas bonapartistas da autocracia do capital no Brasil (1964-1985)”, com Antonio Rago Filho (PUC-SP).

Não é necessária inscrição prévia; a participação ocorrerá por ordem de chegada, com identificação na recepção do Memorial.

31/10 – 9h às 13h30 | Encontro com Educadores:

Com o tema: “A visita acaba, mas a conversa segue: ação continuada, acessibilidade e projetos interdisciplinares”, o encontro visa apresentar de forma aprofundada as possibilidades de desenvolvimentos de ações continuadas e projetos interdisciplinares por meio de diferentes atividades e jogos lúdico-pedagógicos. Esse Encontro também contará com a apresentação do Projeto para Todos, que promove o acesso de pessoas com deficiência à Instituição. Além da parte teórica, será oferecida uma visita sensorial ao espaço expositivo do Memorial.

As inscrições podem ser feitas pelos telefones: 3324-0943/3324-0944 (Paulo ou Valdir). Horário de atendimento: das 10h às 18h – de 2ª a 6ª, a partir de 16/10.

Para mais informações, acesse o site: www.memorialdaresistenciasp.org.br.

SAIBA MAIS
O edifício onde se encontra o Memorial da Resistência de São Paulo foi sede, durante o período de 1940 a 1983, do Departamento Estadual de Ordem Política e Social de São Paulo – Deops/SP. O órgão tinha como funções controlar e reprimir movimentos políticos e sociais contrários ao regime no poder. Principalmente durante o regime militar, foi uma das polícias políticas mais truculentas do país. Confira a história da instituição, assistindo ao vídeo.

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: