Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

set 17

Written by: admradar
17/09/2015 15:07  RssIcon

Um evento de celebração da natureza. Assim é o Festival Cultivar, que acontece sempre com a proximidade da chegada da Primavera, em setembro, quando também é comemorado o Dia da Árvore (21).

FICA A DICA
Que tal desenvolver ações de sustentabilidade e meio ambiente em sua escola? No Mural do Educador, coluna do site da EFAP, apresentamos projetos dessas áreas realizados na EE Ítalo Betarello, DER Norte 1; na EE Prof. Lourival Gomes Machado, DER Centro-Oeste; e na EE Professora Marisa de Mello, DER Leste 4. Assista aos vídeos e inspire-se!

Para lembrar que nos grandes centros urbanos também é possível viver em equilíbrio com o meio ambiente, as atividades acontecem em São Paulo e permitem a reflexão sobre o nosso modo de vida e sobre a importância de cuidar do planeta.

A agenda conta com expressões culturais diversificadas que vão ampliar o conhecimento do público sobre as árvores – símbolo do Festival – e sobre a natureza. As atividades são gratuitas.

Confira:

Natureza Inspira Arte – Registros com Fotografia, Desenho e Pintura
19/09, das 14h às 17h | Parque da Luz

Oficina de introdução à história ambiental do parque e um convite à realização de fotos e desenhos da natureza local. Os trabalhos serão expostos em um varal no Parque da Água Branca no final de semana das oficinas verdes, nos dias 26 e 27/09.

Histórias das Árvores
20/09, das 10h às 13h | Parque Buenos Aires

Será abordado o processo de arborização do parque e ainda a contação de muitas outras histórias.

Criança e Natureza
22 a 24/09, das 9h às 11h e das 14h às 16h | Horto Florestal + Museu Florestal Octávio Vecchi

Atividades voltadas a crianças de escolas públicas, grupos e instituições em geral. Plantios, confecção de bombas de sementes, arte e muito mais. Para participar, é necessário realizar a inscrição pelo e-mail festivalcultivar@gmail.com ou por meio do formulário no site do evento.

Oficinas Verdes e Cine Natureza
26 e 27/09, das 9h às 16h30 |Parque da Água Branca – Teatro Tattersal

Adultos e crianças participarão de bate-papos sobre tecnologias ambientais e arte inspirada na natureza. Também haverá a exibição de filmes com temáticas ambientais.

Picnic de Troca de Sementes e Mudas da Estação – Primavera
27/09, das 11h às 15h | Parque da Água Branca

Desde a 1ª edição do Cultivar, em 2010, o picnic de troca de sementes e mudas da estação acontece em todas as estações na cidade de São Paulo e já se expandiu por outros estados do país.

O Festival Cultivar se estenderá também às cidades de Santa Rita do Passa Quatro e Ribeirão Preto, entre os dias 1º e 3 de outubro.

Para mais informações, acesse: http://festivalcultivar.com.br

SAIBA MAIS
Os últimos dados da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, publicados no site da prefeitura, apontam que 172.304 árvores foram plantadas no município de São Paulo em 2011. A árvore mais antiga documentada na cidade é a “figueira das lágrimas”, que fica na região do Sacomã e tem provavelmente dois séculos de existência. Ela pertence à espécie nativa “Ficus organensis” e tem esse nome porque era o marco das despedidas dos viajantes que partiam para o Porto de Santos. Um projeto de clonagem do exemplar está sendo discutido para que novas mudas sejam plantadas.

Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: