Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

mai 21

Written by: admradar
21/05/2015 14:19  RssIcon

Poderia fazer sol ou chuva e pouco importava se era domingo ou segunda. Na infância havia sempre uma oportunidade para as brincadeiras. Afinal, quem nunca se fez de “estátua”, construiu uma pipa ou participou de um “esconde-esconde”?

Para difundir a importância da prática do brincar, a Aliança pela Infância promove, entre os dias 24 e 30 de maio, a Semana Mundial do Brincar. O evento é simultâneo ao Dia Mundial do Brincar, celebrado em 28 de maio, e neste ano tem o tema “Para ter criatividade, resiliência e coragem é preciso brincar”.

FICA A DICA
Das 100 brincadeiras apresentadas no blog “Brasileirinhos”, quantas você conhece? Confira a lista e a apresente também à sua classe!

» Leia entrevista – realizada em 2013 – com Celso Antunes, membro da Associação Internacional pelos Direitos da Criança Brincar (UNESCO).

Durante esses dias, a capital paulista contará com diversas atividades lúdicas em espaços públicos e privados e ainda rodas de conversas e palestras para incentivar reflexões sobre o assunto.

Música, arte e sustentabilidade são os destaques da agenda do Parque Burle Marx, que terá leitura sob as árvores, troca de brinquedos, apresentações performáticas e muito mais.

O Museu Brasileiro da Escultura discutirá a conjugação entre o brincar e a arte, por meio de palestras, como “O Brincar e a Escultura: redes entrelaçadas de expressão e comunicação” e “Plasticidade neural: da modelagem na infância ao cérebro do escultor”. Estudiosos da USP e educadores do MuBE serão alguns dos responsáveis pelas mesas-redondas e vivências no local. Para participar, é preciso realizar a inscrição pelo e-mail: cursos@mube.art.br.

O Parque da Água Branca se transformará em um grande quintal, onde os visitantes poderão brincar de amarelinha, corda, bolinha de gude e pião. Já o Parque do Ibirapuera contará com monitores especializados em inclusão social para auxiliar crianças com deficiências no desenvolvimento das atividades propostas. Grupos de alunos de escolas públicas também estarão por lá.

Filmes sobre infância e educação serão exibidos nas salas do Cine Livraria Cultura e do CineSesc. Além do festival gratuito de cinema, acontecerão oficinas, brincadeiras e bate-papos com especialistas da área. Confira a relação de filmes e horários.

A Semana Mundial do Brincar não para por aqui!

Para mais informações e programação completa, acesse aqui.

SAIBA MAIS
“Território do Brincar” é um dos filmes que serão exibidos durante a Semana. O documentário, dirigido por David Reeks e Renata Meirelles, é resultado de uma viagem pelo Brasil e apresenta o brincar universal de meninos e meninas de diferentes realidades. Assista ao trailer.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: