Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

mai 14

Written by: admradar
14/05/2015 16:36 

Ele é considerado por muitos críticos e historiadores o maior diretor de cinema de todos os tempos e, se estivesse vivo, completaria 100 anos este mês.

Nascido nos Estados Unidos, em 1915, George Orson Welles começou a carreira no teatro e, aos 22 anos, já tinha a própria companhia. É dele a produção da transmissão radiofônica intitulada “A Guerra dos Mundos”, famosa até hoje pela ousadia que lhe rendeu reconhecimento mundial.

FICA A DICA
O museu biográfico e literário Casa Guilherme de Almeida está sempre aberto para visitação de terça-feira a domingo, das 10h às 18h. Oferece ainda cursos, oficinas, palestras e atividades culturais e educativas durante toda a semana. Consulte a programação aqui.

Sua estreia no cinema aconteceu em 1941, com Cidadão Kane, que marcou época pelas inovações, principalmente em relação às técnicas narrativas e aos enquadramentos cinematográficos, aproximando, assim, o cinema do conceito de arte.

E para celebrar seu legado e centenário, a Casa Guilherme de Almeida, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS) e o Sistema Municipal de Bibliotecas, apresentam alguns clássicos do cinema dirigidos por Welles, seguidas de bate-papos com o cineasta e especialista Donny Correia.

Dentre os filmes selecionados, serão apresentados: Cidadão Kane (Citizen Kane, 1941), The Hearts of age (curta-metragem, 1934) e a Dama de Shangai (The lady from Shanghai, 1947).

E para encerrar, no último dia do evento, haverá uma apresentação do clássico A Guerra dos Mundos, encenada pelo Grupo de Teatro da Peste, que promete entreter e surpreender o público com uma adaptação a partir de um formato mais atual e tecnológico. E, após a apresentação, também será aberto um momento para discussão.

As obras serão apresentadas aos sábados, nos dias 16, 23 e 30 de maio.

A entrada é gratuita, mas é necessário fazer a sua inscrição para participar das atividades.

Para mais informações sobre a programação e processo de inscrição, acesse aqui.

SAIBA MAIS
A Guerra dos Mundos é uma obra de ficção científica do escritor Herbert George Wells, que Orson Welles adaptou e produziu uma transmissão radiofônica, levando-o à fama.

Em 30 de outubro de 1938, a rede de rádio CBS interrompeu sua programação para noticiar uma suposta invasão alienígena. Os ouvintes que pegaram a transmissão pela metade, e não escutaram que se tratava de uma ficção, ficaram apavorados acreditando que corriam perigo com a chegada de marcianos à Terra. O mal-entendido criou um verdadeiro caos, as linhas telefônicas ficaram sobrecarregadas e as ruas congestionadas, com aglomerações de ouvintes tentando fugir dos “extraterrestres”.

Essa pegadinha foi apenas uma das grandes obras que Orson Welles produziu durante sua trajetória profissional.

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: