Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

mai 7

Written by: admradar
07/05/2015 15:06 

“O Patinho Feio”, “A Polegarzinha” e “O Soldadinho de Chumbo” são contos imperdíveis, que fazem parte da memória afetiva de muita gente. Eles são de autoria do dinamarquês Hans Christian Andersen (1805-1875).

Com livros traduzidos para diversos idiomas, o escritor inspirou um importante espaço de aprendizagem em São Paulo: a Biblioteca Pública Hans Christian Andersen, com temática em contos de fada. Além do empréstimo e consulta de livros, o local apresenta palestras, shows, oficinas e contações de histórias.

FICA A DICA
Para agendar uma visita monitorada com Contação de Histórias, envie um ofício assinado para a biblioteca ou para o e-mail: bibliotecahans@gmail.com. Informe o nome da escola, endereço, telefone, quantidade de pessoas e responsável pelo grupo. Não se esqueça de indicar o dia e horário disponíveis para a visita (terças e quartas-feiras, às 10h ou às 14h).

É por lá que acontece, entre os dias 9 de maio e 31 de julho, a exposição “Anime-se a animar”, organizada pela Cia. Truks. Há 25 anos trabalhando com teatro de bonecos, o grupo apresenta uma variedade de brinquedos, alguns construídos especialmente para a mostra. Eles são feitos de materiais diversos, como papel machê, espuma e madeira.

» Leia entrevista com Vera Bastazin, professora da Faculdade de Educação da PUC-SP.

A ideia é que o público manipule as marionetes, que estarão disponíveis em pequenos espaços cênicos. Neles, haverá fotos de apresentações teatrais que se utilizam dessa técnica e também descrições sobre o tipo de boneco apresentado.

Aos sábados, às 10h, a Cia. Truks apresentará a peça “A Bruxinha”, baseada na obra da autora e ilustradora Eva Furnari. Após o espetáculo, crianças e adultos poderão participar de uma oficina de construção de bonecos com jornais e sucatas.

No dia 30 de maio, a partir das 10h, haverá um cortejo de bonecos pelas ruas do bairro do Tatuapé, onde fica a biblioteca. Uma banda deverá acompanhar o desfile.

Todas as atrações são gratuitas!

Para mais informações, acesse aqui.

SAIBA MAIS
Comemorado em 2 de abril, o Dia Internacional do Livro Infantojuvenil presta uma homenagem ao nascimento de Hans Christian Andersen. Além disso, a cada dois anos, a International Board on Books for Young People concede a escritores e ilustradores o Prêmio Hans Christian Andersen, considerado o “Nobel da literatura infantil”. O brasiliense Roger Mello venceu a última edição do Prêmio, na categoria ilustrador.

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: