Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

mai 4

Written by: admradar
04/05/2015 13:52 

Bem pertinho de Belo Horizonte, em Brumadinho, fica o Instituto Inhotim, a sede de um dos mais importantes acervos de arte contemporânea do Brasil e do mundo. Ao contrário dos museus tradicionais, por lá as obras ficam expostas em uma área verde para visitação com 110 hectares e o lugar é considerado o maior centro de arte ao ar livre da América Latina.

FICA A DICA
É possível visitar os jardins e galerias do Instituto Inhotim sem sair de casa, pelo tour virtual que está hospedado dentro da plataforma Google Art Project. Vá passear!

Quem não pode ir até Minas Gerais conhecer o complexo artístico terá a chance de ver parte da coleção em São Paulo, na primeira exposição itinerante de Inhotim. “Do Objeto Para o Mundo” reúne obras de 29 artistas nacionais e internacionais, de diferentes gerações, no prédio do Itaú Cultural.

Dividida em quatro momentos de formação da arte contemporânea, a mostra aborda o neoconcretismo brasileiro, a produção dos anos 1960, o grupo de vanguarda japonesa Gutai e as práticas de acionismo e de performance dos anos 1970. Além disso, algumas peças estão agrupadas em dois recortes: som e imagem, e ilusão e percepção.

Para download, há um guia da mostra itinerante que explica obra por obra com imagens e por quem foram criadas. As visitas são gratuitas e a exposição fica em cartaz até o dia 31 de maio. Acesse o site para mais informações.

SAIBA MAIS
O Instituto Inhotim começou a ser pensado em 1980 e hoje abriga 450 obras de arte contemporânea de artistas brasileiros e estrangeiros. Algumas das obras são interativas e outras estão em galerias. O espaço ainda conta com um Jardim Botânico com 4.300 espécies em cultivo. Todo ano, o Instituto chega a receber 42 mil alunos e 3.500 professores, que pagam meia- entrada. Às quartas-feiras, a entrada é gratuita para todo mundo.

Tags:

Busca no Radar Cultural - Capital: