Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

abr 16

Written by: admradar
16/04/2015 15:21  RssIcon

Em 2014, a Universidade de São Paulo comemorou 80 anos de existência. Para encerrar os eventos de celebração da data, quatro dos principais museus da USP reuniram dezenas de peças de seus acervos para a exposição Olhares Cruzados, que estará em cartaz no Museu de Arte Contemporânea (MAC) até o dia 14 de junho.

FICA A DICA
Se você não pode ir até o MAC conferir a exposição “Olhares Cruzados”, não se preocupe. Além da nossa galeria virtual com algumas peças da mostra no fim desta matéria, você pode acessar a galeria completa que o próprio MAC reuniu. É só clicar no link!

Além de obras do MAC, a mostra reúne esculturas, pinturas, objetos históricos e espécimes do Museu de Zoologia, do Museu Paulista e do Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE). As peças foram escolhidas para abordar o tema “Identidades Diversas”, com o objetivo de que o público conheça suas origens e cruze informações em áreas que aparentemente são diferentes, mas que esbarram em alguns caminhos do mundo contemporâneo.

Algumas obras são clássicas, como os retratos de D. Pedro I e de Benedito Calixto, ambos pintados a óleo no século 19; e o “Perfil de Zulmira”, de Lasar Segall.

A escultura “Índio Pescador”, de Francisco Leopoldo e Silva, está próxima a uma outra, “O Índio e a Suassuapara”, de Victor Brecheret, para simbolizarem o cotidiano da sobrevivência e da luta dos primeiros habitantes do Brasil.

Já o Museu de Zoologia selecionou 200 peças dos seus quase 11 milhões de exemplares, que o tornam um dos maiores do mundo, para mostrar a trajetória do homem, as mudanças na natureza e nas formas de vida e seus efeitos no planeta.

Outras peças das arqueologias brasileira e clássica, e das etnologias brasileira e africana também estão na exposição, para representarem diferentes grupos humanos no tempo e no espaço, suas histórias, mudanças culturais e ambientais.

As visitas são gratuitas e outras informações podem ser encontradas pelo telefone (11) 2648-0254 e no site www.mac.usp.br.

SAIBA MAIS
A exposição “Olhares Cruzados” reúne parte dos acervos dos quatro museus, que recebem visitas em seu dia a dia. O Museu de Zoologia está temporariamente fechado para reformas, mas tem atividades educativas voltadas para as escolas e, inclusive, empresta materiais para professores e alunos. O Museu de Arte Contemporânea completa 52 anos com diversas exposições em cartaz, além da “Olhares Cruzados”. O Museu Paulista também está em obras, mas com exposições itinerantes na cidade de São Paulo e no interior. Já o Museu de Arqueologia e Etnologia expõe os resultados de 30 anos de pesquisa arqueológica na mostra “Pelos Caminhos da Cidade de Pedra” e recebe escolas em visitas guiadas. Ele possui uma biblioteca com 75 mil obras, aberta ao público e com parte do acervo online.

Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: