Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

abr 9

Written by: admradar
09/04/2015 15:45  RssIcon

Por que a Terra é redonda? O que é o futuro? Quem criou o Universo? Como surgiu a matemática? Por que o professor sabe tudo? Quem nunca escutou perguntas assim vindas de alunos atentos ou filhos curiosos? E qual de nós nunca se perguntou o que estamos fazendo aqui? Questionar faz parte da realidade inquieta do homem e da origem do aprendizado.

Para homenagear tantas indagações, o Parque da Água Branca traz a mostra “Elogio à Pergunta”, que pode ser vista até 31 de maio.

FICA A DICA
No site do Espaço da Leitura existe uma área dedicada ao educador. Lá você encontra materiais produzidos especialmente para profissionais da educação. Acesse aqui.

Dentro do Espaço de Leitura, ação sociocultural e educativa do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (FUSSESP), foi montado o laboratório de perguntas, instalação composta por engenhocas interativas que brincam com a origem e o significado das palavras e permitem que as crianças possam responder a várias perguntas e também criar as suas.

» Leia entrevista com Paula Yurie, Coordenadora Educativa do Espaço de Leitura.

Na área externa ao quiosque onde fica a exposição estão espalhados painéis com questões da Literatura e um espaço para o registro de diversas perguntas e respostas feitas pelos frequentadores do Espaço.

Então, se você for até lá, não se esqueça de deixar a sua questão mesmo que ela seja secreta, filosófica ou sem pé nem cabeça.

SAIBA MAIS
As crianças perguntam e também têm respostas para tudo. Prova disso é o livro-dicionário “Casa das Estrelas: O Universo Contado pelas Crianças”, criado pelo professor colombiano Javier Naranjo a partir da definição que seus alunos de 3 a 10 anos deram para palavras, objetos, pessoas e, principalmente, sentimentos, em suas aulas de Espanhol. O resultado de 10 anos de trabalho são 500 verbetes cheios de poesia. Baixe o livro gratuitamente aqui.

Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: