Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

mar 26

Written by: admradar
26/03/2015 15:21  RssIcon

Qual bagagem emocional carrega consigo aquele que decide tentar a vida em outro país? Talvez um misto de saudade e esperança ou ainda a coragem mais do que necessária para seguir em frente.

Esses sentimentos podem ser transmitidos por meio da exposição “Retratos Imigrantes”, em cartaz até 6 de setembro no Museu da Imigração.

FICA A DICA
Clique aqui e conheça o histórico da imigração no Brasil.

A partir de 50 imagens das duas primeiras décadas do século XX, a Mostra – uma parceria entre o Museu da Imigração do Estado de São Paulo e o Museu da Imigração de Ellis Island, em Nova York – compartilha as semelhanças do cenário imigratório da época nos dois países.

Tanto o Museu da Imigração de São Paulo quanto o Museu da Imigração de Ellis Island estão sediados em antigas hospedarias de imigrantes. A maior parte das fotografias vem da coleção de Augustus F. Sherman (1865-1925), um dos funcionários da antiga hospedaria de Nova York.

“Retratos Imigrantes” também passará por Nova York. O Museu da Imigração de Ellis Island espera receber 250 mil visitantes na ocasião.

Com conteúdos e estéticas similares, o diálogo entre as fotos do museu brasileiro e as do museu estadunidense tem como objetivo a preservação da história e memória do processo migratório para a construção de seus países.

Para mais informações, acesse: www.museudaimigracao.org.br.

SAIBA MAIS
Em 18 de novembro de 2014, a feira da Rua Coimbra – na região do Brás – foi regularizada pela prefeitura de São Paulo. O local é o principal ponto de encontro da população boliviana na cidade, e aos sábados chega a reunir cerca de seis mil imigrantes do país, atraídos pela venda de produtos típicos.

Além de abordar a cultura e os costumes da comunidade boliviana, o documentário “Nação Oculta – Os Bolivianos em São Paulo” revela como essas pessoas constroem suas vidas na maior cidade da América do Sul.

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: