Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Capital e Grande São Paulo

dez 19

Written by: admradar
19/12/2013 12:33  RssIcon

Ele tem o tamanho de um shopping, o jeito de um prédio residencial e a cara de um centro empresarial. Na realidade, o Conjunto Nacional é um pouco de tudo. Foi o primeiro Shopping Center da América Latina e hoje é considerado o mais paulista dos condomínios da cidade.

FICA A DICA
Para fazer um tour educativo é preciso agendar pelo site do condomínio. No período de janeiro, as visitas só acontecerão depois do dia 20, mas você já pode reservar o seu passeio clicando aqui!

Localizado em plena Paulista, levou três anos para ficar pronto e foi inaugurado em 1958, com direito à presença do então presidente da República, Juscelino Kubitschek. Na época, a avenida ainda era endereço dos grandes casarões dos barões do café e o Conjunto Nacional ajudou a construir a fama da região como centro financeiro da cidade. Foram tempos de glamour em que aconteciam jantares dançantes com presenças ilustres como a de Nat King Cole, Roy Hamilton e Marlene Dietrich.

Em 1978, um incêndio destruiu alguns andares e parte da fachada do prédio, mas anos depois, em 1984, um grupo imobiliário comprou o local, o que deu novo fôlego ao Conjunto. Hoje, aos 55 anos, o Conjunto Nacional é endereço disputado e tem a cara da cidade. Onde mais a gente poderia encontrar num mesmo lugar academia, livraria, cinema, exposição de carros e ainda moradia?

Entre, a casa é sua

E se você sempre passa na porta do prédio, mas nunca teve a chance de entrar, saiba que desde 2009 existem as chamadas trilhas educativas, que são passeios monitorados pelos corredores do prédio. Dá para saber, por exemplo, detalhes sobre o projeto do arquiteto David Libeskind, que criou interessante conceito de público e privado no mesmo espaço. A visita também apresenta as obras expostas nas galerias e mostra como é feita a coleta seletiva no edifício, um dos orgulhos do condomínio.

Para mais informações, acesse http://ccn.com.br.

Saiba mais

Conheça alguns dados curiosos sobre o Conjunto Nacional: 

  • Recebe cerca de 45.000 pessoas por dia
  • Possui 66 lojas, duas salas de cinema, quatro restaurantes e uma academia
  • Abriga 500 escritórios, com mais de 400 empresas
  • Nos apartamentos há uma média de 100 moradores
  • A cobertura custa 6,5 milhões de reais e tem área útil de 1.065 metros quadrados
  • Produz cinco toneladas de lixo diariamente e recicla 17% desse total

Tags:
Categories:
Location: Blogs Parent Separator Radar EFAP

Busca no Radar Cultural - Capital: