Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

mar 11

Written by: admradarint
11/03/2019 15:41 

Cidade da Linga

FICA A DICA

Tire um tempo para ouvir com calma cada uma das entrevistas que estão no site e não deixe de perceber os passarinhos que estão sempre compondo uma trilha sonora especial!

Um museu sem paredes em que as pessoas são as obras de arte. Este é o conceito que move o MuMan, Museu da Mantiqueira, localizado na cidade de São Bento do Sapucaí, interior de São Paulo.

Concebido em 2013 por Diana Poepcke, historiadora especializada em gestão cultural, com ênfase em acervos arquivísticos e museográficos, o MuMan nasceu virtual e utiliza dispositivos digitais para criar e compartilhar o patrimônio imaterial da região, o povo mantiqueirense.

Ao se cadastrar, é possível ouvir “causos”, os ofícios do campo, as celebrações e rituais, contados por moradores da região, em depoimentos gravados pela equipe multidisciplinar do museu. A ideia é que o acervo do MuMan possa chegar a um grande número de pessoas e que seja acessível para quem não enxerga, mas pode ouvir.

O projeto “Caminhos da Memória” propõe um passeio por São Bento do Sapucaí por meio de audioguias, com a participação de moradores, e pretende proporcionar intimidade dos “visitantes” com o cotidiano local.

Mas o MuMan tem outras iniciativas, como minidocumentários e conteúdos valiosos. Vale dar uma volta por lá!

SAIBA MAIS

serra da Mantiqueira é uma cadeia montanhosa que se estende por São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro.  O termo "Mantiqueira" é de origem tupi e significa "gota de chuva", com a junção dos termos amana (chuva) e tykyra (gota).A serra é uma importante fonte de água potável e formação de rios que abastecem um grande número de cidades do sudeste brasileiro.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados