Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

dez 17

Written by: admradarint
17/12/2018 11:40 

Cidade da Linga

FICA A DICA

Não se esqueça! Antes de fazer sua visita, agende antecipadamente.

Os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil na década de 1870. E grande parte das colônias se concentrou nas regiões Sul e Sudeste, sendo o Estado de São Paulo o que mais recebeu italianos, que foram trabalhar nas lavouras de café. São muitos anos de história, e a Casa da Memória Italiana é um ótimo local para conhecer um pouco mais.

Construída entre 1923 e 1925, o casarão da Rua Tibiriçá, nº 776, já foi residência do casal de italianos Pedro Biagi e Eugenia Viel Biagi, e de seus filhos. E hoje, está de portas abertas como um espaço cultural que preserva e narra a história de italianos imigrantes de Ribeirão Preto.

Quem visita o local é convidado a uma experiência guiada por educadores, para conhecer cada cômodo da casa e seu acervo. E também, entender um pouco mais sobre a história da imigração italiana, sua importância para a economia cafeeira e sua influência na nossa formação cultural.   

A Casa também conta com programação diversificada, com exposições temporárias e apresentações culturais. Confira aqui!

Onde:
Casa da Memória Italiana - Rua Tibiriçá, nº 776 - Centro - Ribeirão Preto - SP
Horário:
Quintas-feiras, às 15h; e sábados, às 10h
Informações:
Acesse aqui
Contato: (16) 3625-0692

 

SAIBA MAIS

De acordo com a curadoria do Museu, 80% das famílias que moraram na região no início do século 20 eram italianas. E para ter o registro dessas histórias, a Casa também mantém o Projeto Memória Italiana, que já conta com onze videodocumentários de memória oral. Também, está aberta para receber outros documentos e informações que colaborem para futuras pesquisas.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados