Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

out 29

Written by: admradarint
29/10/2018 13:25 

Cidade da Linga

FICA A DICA

Agende uma visita com a sua turma de alunos. O passeio é gratuito, e a reserva deve ser feita pelo telefone: (19) 3236-2100 – Ramal 2053.

Quem é que nunca ouviu a famosa frase: “o trabalho enobrece o homem”? Mas a gente sabe que nem sempre foi enobrecedor assim. E para contar qual é a história do trabalho ao longo dos anos, o Centro de Memória, Arquivo e Cultura do Tribunal do Trabalho da 15ª Região, de Campinas, apresenta uma exposição que vale a pena conferir.

A humanidade passou por diferentes regimes, e na Mostra, o passado e o presente são representados por imagens de vídeo que retratam a evolução laboral no país.

Quem visitar a exposição irá relembrar o tempo da escravidão, por meio de imagens e textos que descrevem as atividades realizadas pelos negros, no século XIX. Inclusive, um painel traz a reprodução de um contrato de compra e venda de escravos, e uma carta de alforria. A viagem pela história continua, mostrando a época da industrialização e a conquista dos direitos sociais no século XX, com destaque para a criação da CLT – Consolidação das Leis Trabalhistas, na era Getúlio Vargas.

A exposição também apresenta um pouco da história do TRT, por meio de memórias em relatos, registros fotográficos, livros, máquinas antigas e também mobiliários, como uma mesa de audiência utilizada em 1944. Por fim, estarão presentes algumas reproduções de obras de artistas famosos, como Tarsila do Amaral e Cândido Portinari, que retratam o trabalho em suas artes; e um painel fotográfico do trabalhador brasileiro, que conta com a contribuição da população de forma ativa no processo de formação da Mostra.

Onde:
TRT da 15ª Região
Rua Barão de Jaguara, 901 - 4º andar - Campinas/SP

Quando:
segunda a sexta-feira, das 12h às 18h

Contato: (19) 3236-2100 – Ramal 2053

 

SAIBA MAIS

O CMAC foi criado em outubro de 2004 com o propósito de preservar o passado com os olhos no futuro, por meio da preservação do patrimônio público e do estabelecimento de parcerias que fomentem a pesquisa histórica, sociológica, econômica e jurídica, o intercâmbio cultural e a cooperação técnico-científica. Acesse o site para mais informações!

Tags:

Busca em Cursos Encerrados