Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

ago 3

Written by: admradarint
03/08/2017 09:32  RssIcon

Fina CamadaA história da política republicana representada pelo Banquete Presidencial. Em Piracicaba, até 01/09.

FICA A DICA

Durante o mês de agosto, o Museu abrirá para o público em geral a Reserva Técnica ¬¬– local de guarda de acervo com mais de 12 mil objetos – que é destinado apenas para pesquisas ou práticas museológicas quando requisitado. Quem quiser visitar, terá que agendar previamente!

A culinária vai além do simples prazer de comer. A maneira como nos alimentamos diz muito sobre a cultura em que estamos inseridos. Para apresentar a história da política brasileira, o Museu Prudente de Moraes, em Piracicaba, apresenta a exposição Banquete Presidencial: vida pública, vida privada.

A mostra aborda os conceitos da vida pública e privada de Prudente de Moraes e Campos Sales, que ocuparam o cargo de presidentes da República.

No dia 14 de novembro de 1898, o presidente Prudente de Moraes ofereceu um banquete ao seu sucessor, Campos Sales, em comemoração à sua eleição. Além de prestar homenagem, o evento foi realizado para estabelecer relações políticas entre o novo governo presidencial e o corpo diplomático. Tendo essa refeição como tema, a exposição trabalha elementos como a amizade entre os dois, a relação que cada um tinha com os ideais republicanos e suas respectivas importâncias para a consolidação da República brasileira.

Quem visitar o Museu poderá conferir o cardápio original do jantar, além da mesa posta, com cadeiras, pratos, taças e talheres alusivos ao evento. Naquela época, todo banquete da elite seguia um padrão de elegância e sofisticação que as regras de etiqueta do período impunham.

Professor, aproveite a oportunidade para organizar uma visita orientada e levar seus alunos para ter uma aula de História fora da sala. Para mais informações, entre em contato com o Museu pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br ou pelo telefone (19) 3422-3069.

Onde: Museu Prudente de Moraes
Rua Santo Antonio, nº 641 - Centro - Piracicaba - SP
Quando: até 01/09
Contato: (19) 3422-3069
Horário: terça a sexta-feira, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h.

(entrada gratuita)
SAIBA MAIS

No dia 1º de agosto, Piracicaba completou 250 anos. Apesar da data já ter passado, a comemoração na cidade irá durar o mês inteiro. A prefeitura do município preparou uma programação cultural com diversas atividades para o público de todas as idades. Confira o calendário completo aqui.

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados