Radar Cultural - Interior

mai 31

Written by: admradarint
31/05/2017 17:43  RssIcon

Fina CamadaUm paraíso verde no meio da cidade, onde vivem 589 moradores. Alguns correm o risco de desaparecerem, como o palmito juçara e o macuco, uma ave de grande porte; outros são raros na região, como besouros, abelhas e até o rato-do-brejo.

FICA A DICA

Navegue pelo blog Ser criança é natural e conheça também a nossa dica de leitura.

Com 60 hectares de Mata Atlântica, a Reserva Natural do Sesc começou a ser mapeada em 2014; um plano de manejo que contou com a ajuda do Sesc SP, Instituto Ecofuturo e comunidades moradoras do entorno. O trabalho, dividido entre diagnóstico e planejamento, pretende transformar a região em uma Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN). Mas enquanto isso não acontece já dá para se ter uma ideia do que, em breve, será encontrado por lá. Hoje é possível receber informações sobre a rica diversidade do local, conhecer a maquete do projeto e apreciar fotos táteis, ou seja, feitas em alto relevo e com legendas em braile. A ideia é fazer também uma trilha suspensa para que o local acolha todos os visitantes que por lá chegarem. Durante o mês de junho não é possível agendar visitas para grupos, mas se você é professor e se interessou, pode ir até lá e planejar um futuro passeio com os seus alunos.

»Leia a entrevista com Mari Del Mar Turato, co-fundadora da Escola Schumacher Brasil.

O espaço está aberto de terça a domingo, das 9h às 16h30. Para mais informações, ligue (13) 3317-1571.

Assista ao vídeo sobre a reserva.

SAIBA MAIS

Quase 85% do município de Bertioga é composto por áreas de proteção ambiental. A restinga presente na região é um ecossistema típico do bioma Mata Atlântica, que ocorre em regiões costeiras. As planícies litorâneas, com suas condições específicas de clima, solo e geografia, conferem ao bioma características peculiares de fauna e flora. Devido à sua localização, desde o início da colonização do Brasil a restinga vem sofrendo os impactos da ação humana. Atualmente, ela continua sendo submetida a um intenso processo de degradação, o que reforça a importância da proteção de seus remanescentes.

Busca em Cursos Encerrados