Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

abr 24

Written by: admradarint
24/04/2017 15:47  RssIcon

Fina CamadaPara disseminar a cultura indígena, anualmente o Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre realiza a Semana do Índio. Em sua 45ª edição, este ano a programação será realizada entre os dias 25 e 30 de abril.

FICA A DICA

Está longe de Tupã? Faça um tour pelo Museu sem sair do computador! Acessando o site é possível fazer uma visita virtual.

Kaingang, Krenak, Terena e Guarani são algumas das etnias presentes na região Oeste de São Paulo que participarão do evento, que contará com programação cultural gratuita e destinada a todos os públicos.

Serão apresentadas várias oficinas comandadas por indígenas, na Praça da Bandeira, em quatro horários: 9h, 10h, 14h e 15h. Na ocasião, o público poderá aprender a confeccionar adornos, arcos e flechas, artesanatos, entre outros itens que fazem parte da tradição e dos costumes de cada grupo étnico.

»Leia a entrevista com a professora Poty Poran, da Escola Estadual Guarani Indígena Gwyra Pepó, realizada em 2014.

Ainda, nas dependências do Museu, ocorrerão visitas guiadas nas quais um indígena irá mostrar a exposição e traçar a relação entre os objetos e histórias expostas com a sua vivência pessoal. Será um ótimo momento para tirar dúvidas e trocas experiências, desconstruindo preconceitos e clichês sobre os índios.

Como destaque da programação, no dia 29/04, mais de 650 indígenas se reunirão na Praça da Bandeira para realizar um espetáculo de dança, celebrando seus costumes e a importância da preservação das raízes e dos saberes de seus povos.

Para mais informações e acesso ao cronograma completo, clique aqui.

Onde: Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre e Praça da Bandeira
Rua Coroados, 521 - Centro - Tupã - SP
Quando: 25 a 30/04
Contato: (14) 3491-2333


SAIBA MAIS

No estilo dos Jogos Olímpicos, os povos indígenas possuem sua própria competição mundial. Em 2015 foi realizada a primeira edição dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, aqui no Brasil – em Tocantins, Palmas – com a presença de 24 etnias, de 23 países do mundo. Assim como nas Olimpíadas, os JMPI tiveram ritual da abertura, com uma cerimônia de acendimento do Fogo Ancestral Indígena. Além das disputas, como arco e flecha, arremesso de lança e corrida com tora, outras modalidades fizeram parte do evento. Neste ano, os Jogos serão realizados novamente, e serão sediados no Canadá, entre os dias 2 e 09/07.

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados