Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

jan 9

Written by: admradarint
09/01/2017 07:00  RssIcon

Fina CamadaAproveitar o tempo ao ar livre, abraçar uma árvore ou tomar um banho de cachoeira para renovar as energias, não parecem boas ideias? O melhor é que não precisa sair de São Paulo para curtir tudo isso. Confira nossas dicas e divirta-se!

Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira
Um dos mais antigos do Estado de São Paulo, O Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira foi criado em 1958 e é considerado como Sítio do Patrimônio Natural da Humanidade, pois reúne uma das áreas de Mata Atlântica mais preservadas do Brasil. O PETAR tem uma das maiores concentrações de cavernas do mundo (mais de 350) e abriga mais de 20 cachoeiras, dentre elas, algumas subterrâneas, escondidas no interior de cavernas. Além de rios, vales, montanhas e fauna e flora exuberantes. Acesse o site, para mais informações.

Onde: Av. Isidoro Alpheu Santiago, nº 364 - Apiaí - SP
Tel.: (15) 3552-1875
E-mail: petar@fflorestal.sp.gov.br
Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, das 8h às 17h.


Parque Estadual Marinho Laje de Santos
Criado em 1993, o Parque Estadual Marinho Laje de Santos é o primeiro e único parque marinho dentre as Unidades de Conservação do Estado de São Paulo. Considerado um dos principais pontos de mergulho e fotografia submarina do país, o parque é aberto para visitação pública e atua como um local que desenvolve atividades de Educação Ambiental, proporcionando contato com diferentes ecossistemas. Acesse o site, para mais informações.

Onde: Av. Tupiniquins, nº 1.009 - São Vicente - SP
Tel.: (13) 3567-1495
E-mail: pem.lajedesantos@fflorestal.sp.gov.br
Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.


Parque Estadual da Ilha Anchieta
A Ilha Anchieta é a segunda maior ilha do litoral de São Paulo (828 hectares) e um dos principais atrativos turísticos de Ubatuba. Em 1977, virou Parque Estadual da Ilha Anchieta (PEIA), como forma de proteger as riquezas naturais e preservar o rico patrimônio histórico presente nas suas dependências. No século XVI foi habitada por índios da tribo Tupinambás. E em 1904, foi sede de uma colônia penal e, depois, presídio político da ditadura Vargas, fechado apenas em 1955 após intensas rebeliões. Além de trilhas ecológicas, mirantes, acesso a praias de águas cristalinas, ainda é possível conhecer as ruínas históricas, como o antigo Presídio, Quartel e Vila Civil. Acesse o site, para mais informações.

Onde: Av. Plínio de França, nº 85 - Ubatuba - SP (Píer Saco da Ribeira)
Tel.: (12) 3842-1231
E-mail: pe.ilhaanchieta@fflorestal.sp.gov.br
Horário de funcionamento: diariamente, das 9h às 17. Exceto às quartas-feiras.


SAIBA MAIS

Em 2007, o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, lançou o Programa Município VerdeAzul, como forma de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental nos municípios. A partir de 2008, criou um ranking para classificar as cidades pelo desempenho ambiental em dez áreas: esgoto tratado, resíduos sólidos, recuperação da mata ciliar, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, gestão das águas, qualidade do ar, estrutura ambiental e conselho ambiental. No ciclo de 2015, a cidade de Novo Horizonte foi a primeira colocada, alcançando a nota máxima em seis das dez diretivas (biodiversidade, arborização urbana, educação ambiental, cidade sustentável, qualidade do ar e estrutura ambiental). Confira no ranking em que posição está a sua cidade.

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados