Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

nov 28

Written by: admradarint
28/11/2016 14:00 

Fina CamadaCom a instauração da República, em 1889, a Educação passou por uma série de mudanças. A ideia do ensino como direito público se fortaleceu e surgiram modelos educacionais que se perpetuaram. Na exposição “Educação e escolas nas décadas iniciais da República”, apresentada pelo Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes – em parceria com o Museu Republicano “Convenção de Itu” –, é possível compreender a trajetória escolar e a relação que se mantém com os dias de hoje.

FICA A DICA

No site do Centro de Referência em Educação Mario Covas é possível ter acesso à história das escolas estaduais paulistas mais antigas, inclusive a do Grupo Escolar Cesário Mota. Confira!

A mostra aborda a formação dos primeiros grupos escolares do Estado de São Paulo, com destaque para os programas de ensino e materiais adotados nas escolas primárias, as práticas pedagógicas e cívico-militares, além de aspectos da organização administrativa que foram implantadas no final do século XIX e início do século XX.

»Leia entrevista com Aline Antunes Zanatta e Anicleide Zequine, que atuam no Museu Republicano “Conveção de Itu”.

Composta por painéis, a exposição foi concebida a partir de documentos que guardam ricas informações sobre aspectos da renovação educacional, como materiais didáticos, livros de matrículas, Atas e Exames, jornais e fotografias das coleções Washington Luís e Grupo Escolar Cesário Mota, em Itu – um dos primeiros grupos escolares a serem organizados em São Paulo, após a Proclamação da República.

Professor, organize uma visita orientada com a sua turma. Para agendar, basta entrar em contato pelo telefone (19) 3422-3063 ou pelo e-mail mprudentedemoraes@piracicaba.sp.gov.br.

Onde: Museu Histórico e Pedagógico Prudente de Moraes
Rua Santo Antonio, 641 - Centro - Piracicaba - SP
Quando: até 04/12
Contato: (19) 3422-3069
Horário: terça a sexta, das 9h às 17; sábados e domingos, das 12h às 16h
(entrada gratuita)

SAIBA MAIS

Quem não puder conferir a exposição em Piracicaba ainda terá oportunidade de ter acesso aos conteúdos expostos. O material utilizado na mostra irá retornar para o Museu Republicano “Convenção de Itu”, já que faz parte do acervo da instituição. Professores e interessados poderão visitar a seção de Arquivo Histórico e realizar consulta e pesquisas desses documentos. Para mais informações e agendamento da visita, envie um e-mail para arquimrci@usp.br.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados