Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

set 5

Written by: admradarint
05/09/2016 11:00 

Fina CamadaItápolis. “Itá” vem do tupi e quer dizer pedra. “Polis” é uma palavra grega e significa cidade. Mas seu significado vai além de ser simplesmente “Cidade das Pedras”. Será que os itapolitanos sabem a verdadeira história da cidade onde nasceram?

FICA A DICA

Professor, agende uma excursão escolar com a sua turma! O telefone para contato é
(16) 3262-2218.

Realizada pelo Museu da Língua Portuguesa, a exposição itinerante “Origem dos Nomes dos Municípios Paulistas” traz a história de Itápolis e também de todas as outras 644 cidades do Estado de São Paulo, com o objetivo de apresentar à população a história de suas cidades e a importância dessas informações para a nossa identidade cultural.

Idealizada a partir do livro homônimo escrito pelo jornalista e artista plástico Enio Squeff, em coautoria com Helder Perri Ferreira, a mostra explora seis temas: o que é um município, como se forma e como se nomeia; os topônimos e a grande influência das línguas indígenas; a fé católica – os santos de devoção viram nomes de cidades; os personagens e as homenagens; o nome dos municípios; e como são chamadas as pessoas que nascem em determinadas cidades.

O conteúdo expositivo é interativo e conta com dois painéis onde as pessoas poderão criar suas cidades ideais e conhecer a versão digitalizada do livro de Enio. Ainda, o público terá acesso a elementos cenográficos com informações curiosas, como por exemplo, que aproximadamente 1/3 dos nomes das cidades têm alguma influência indígena; mais de 40 carregam o nome de alguma personalidade histórica; e pelo menos 59 ostentam o nome de santos da Igreja Católica.

Para mais informações, acesse.
Onde: Centro de Convivência da Secretaria de Cultura
Avenida Presidente Valentim Gentil, 735 - Itápolis - SP
Horário: segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
(entrada gratuita)

SAIBA MAIS

Que tal descobrir mais sobre cada cidade do Estado de São Paulo? No site do IBGE você pode ter acesso a inúmeras informações dos 645 municípios.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados