Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

jun 17

Written by: admradarint
17/06/2016 10:00 

Fina CamadaFalta menos de dois meses para o Brasil sediar o maior evento esportivo do mundo: as Olimpíadas. Para entrar no clima, que tal descobrir um pouco sobre a história e algumas curiosidades dos Jogos Olímpicos e também Paralímpicos?

O museu itinerante “Se Prepara Brasil” vai fazer uma verdadeira volta olímpica por todo o território nacional. Irá percorrer mais de 40 cidades, levando o espírito olímpico e conhecimento sobre o evento para a população das cinco regiões do país.

FICA A DICA

Entre os dias 05 e 21/08, o Brasil sediará os Jogos Olímpicos, e de 07 a 18/09, os Jogos Paralímpicos. Para ficar por dentro de todas as notícias e novidades sobre os eventos, acesse o site oficial.

A exposição sobre rodas conta com duas carretas com conteúdo vasto sobre os 120 anos de histórias e emoções dos Jogos. Cada uma delas expõe acervos com cerca de 60 peças originais e réplicas vindas do COB – Comitê Olímpico do Brasil, The Olympic Museum e do Comitê Rio 2016; vídeos exclusivos; além de materiais digitais interativos que retratam a história dos Jogos, as modalidades e a participação brasileira. Todas as 27 edições passadas estão representadas no Museu, com destaque para as principais conquistas, curiosidades e preparativos para as Olimpíadas Rio 2016.

»Leia a entrevista com Kátia Rubio, professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo e membro da Academia Olímpica Brasileira.

As carretas viajarão simultaneamente por diversos pontos do Brasil, percorrendo mais de 30 mil quilômetros. Até o dia 31/07, passará por oito cidades do interior paulista. Fique atento, porque uma delas pode ser a sua – ou bem pertinho!

Agenda
25 a 28/06 - Campinas
30/06 a 01/07 - Ribeirão Preto
03 e 04/07 - Franca
06 a 08/07 - São José do Rio Preto
15 a 19/07 - Barueri
21 a 23/07 - Sorocaba
25 a 27/07 - Santos
29 a 31/07 - São José dos Campos

Para mais informações, acesse a página do evento no Facebook aqui.
SAIBA MAIS

Já ouviu falar de Charlotte Cooper? Ela foi a primeira mulher a conquistar uma medalha de ouro olímpica, durante a segunda edição dos Jogos Olímpicos Modernos, que aconteceu em Paris, em 1900. A tenista britânica foi campeã nas competições individuais e também nas de duplas mistas, com seu compatriota Reginald Doherty.

Vale lembrar que, assim como nos antigos jogos gregos, na primeira edição, as mulheres eram proibidas de participar das competições. Apesar de as Olimpíadas na França terem contado pela primeira vez com a presença feminina, foi de forma bastante inexpressiva, apenas 2% eram mulheres. Com o passar dos anos, esse número foi crescendo. Em 2012, foi a primeira vez na história dos Jogos que todas as delegações participantes enviaram atletas mulheres. O ano também ficou marcado pela participação das moças em todas as modalidades.  

Tags:

Busca em Cursos Encerrados