Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

mar 4

Written by: admradarint
04/03/2016 07:00 

Fina Camada“Quem não vê bem uma palavra, não pode ver bem uma alma.”

A citação é de Fernando Pessoa, e pode ser encontrada na exposição itinerante Estação da Língua, em Araraquara.

Apesar de o Museu da Língua Portuguesa estar fechado para reforma, por conta do incêndio ocorrido no final do ano passado, suas atividades e parte do acervo continuarão a viajar pelo interior de São Paulo, em uma exposição itinerante.

FICA A DICA

A próxima cidade a receber a exposição pode ser a sua! Depois da temporada em Araraquara, a viagem segue para Pirassununga.

Entre 2013 e 2014, a mostra percorreu sete cidades do interior e litoral paulista, e é um convite para a imersão na história da língua portuguesa. São seis áreas expositivas – com recursos multimídias e interativos, que revelam a origem do idioma, sua evolução e relação com outras línguas e fluências. Ainda, promove o conhecimento de diferentes sotaques do português falado pelo mundo e também dos “falares paulistas”, ressaltando as particularidades linguísticas de cinco diferentes regiões de São Paulo.

»Leia entrevista com Ataliba Teixeira de Castilho, professor emérito da FFLCH/USP, licenciado em Letras Clássicas, doutor em Linguística, livre-docente em Filologia e Linguística Portuguesa e assessor linguístico do Museu da Língua Portuguesa.

A exposição receberá uma programação paralela, com oficinas e atividades especiais.

Para mais informações, acesse a página do projeto no Facebook, ou entre em contato pelo telefone
(16) 3332-5432 ou pelo e-mail agendaculturalararaquara@gmail.com.

SAIBA MAIS

Inaugurado em 2006, o Museu da Língua Portuguesa é dedicado à valorização e à difusão do nosso idioma. Diferente dos outros museus, a instituição usa tecnologia de ponta e recursos interativos para apresentar seus conteúdos. Durante os três primeiros anos do seu funcionamento, mais de 1,6 milhão de pessoas passaram por lá, tornando-o um dos museus mais visitados do Brasil e da América do Sul. No momento, ficará fechado para restauração. Quem não quiser aguardar a reabertura, pode curtir o museu, fazendo um passeio virtual por meio do Google Cultural Institute, aqui.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados