Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

fev 19

Written by: admradarint
19/02/2016 07:00 

Fina CamadaAlcançar o quarto lugar em uma prova olímpica de salto em altura sem ter um técnico, conquistar duas medalhas de ouro consecutivas em uma mesma prova em jogos olímpicos, passar um mês dentro de um navio carregado de café só para participar de uma olimpíada. Histórias de superação e amor ao esporte não faltam na série de documentários exibidos no Sesc Sorocaba.

FICA A DICA

O Projeto "Memória do Esporte Olímpico Brasileiro" teve início em 2011. Quer conhecer todos os documentários já realizados? Clique aqui.

“Memória do Esporte Olímpico Brasileiro” é um projeto financiado pelo governo federal em parceria com a Petrobras e ESPN, que pretende resgatar a trajetória do esporte nacional e inspirar gerações futuras. Os filmes têm como protagonistas atletas veteranos e traz o esporte como pano de fundo.

Na Mostra do Sesc serão exibidos 31 desses documentários até 28/02, de terça a domingo, em sessões gratuitas no Espaço de Exposições da unidade.

»Leia a entrevista com Kátia Rubio, professora associada da Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo.

Assista a alguns dos filmes exibidos:

A Virada
Aida dos Santos, uma Mulher de Garra
Brilho Imenso, a História de Cláudio Kano
O Salto de Adhemar

Para acompanhar a programação, clique aqui.

Quando: Até 28/02 – Terça a sexta, das 9h às 21h45; sábados e domingos, das 10h às 18h45.
Onde: Sesc Sorocaba, Espaço de Exposições (1º andar), Rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade.

SAIBA MAIS

Origem dos Jogos Olímpicos

Foram os gregos que criaram os Jogos Olímpicos por volta de 2500 a.C. com competições em homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Mas foi somente em 776 a.C. que aconteceram pela primeira vez de forma organizada.

Os atletas disputavam diversas competições esportivas, como atletismo, luta, boxe, corrida de cavalo e pentatlo. Mas com a invasão dos romanos à Grécia em 392 d.C., os Jogos Olímpicos foram proibidos e retomados apenas em 1896 por iniciativa do pedagogo e historiador francês Pierre de Fredy, conhecido com o Barão de Coubertin. Na história dos Jogos Olímpicos, o Brasil conquistou 108 medalhas, todas nas edições de verão. São 23 medalhas de ouro, 30 de prata e 55 de bronze em 21 olimpíadas disputadas.

Tags:

Busca em Cursos Encerrados