Ir para o conteúdo principal

Radar Cultural - Interior

fev 3

Written by: admradarint
03/02/2016 07:00  RssIcon

Fina CamadaEscolhemos  3 destinos no interior do estado que têm em comum muita história preservada, visitações gratuitas e cultura.

Fazenda Resgate - Bananal

Ela é considerada uma das cem mais belas e importantes edificações da história do Brasil e foi tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, IPHAN.
FICA A DICA

Santos também abriga um museu do Café. Se você não tem tempo para tantos passeios, faça um tour virtual aqui

A Fazenda Resgate, em Bananal, data de 1828 e foi dada como dote de casamento de Alda Romana de Oliveira com o coronel Inácio Gabriel Monteiro de Barros.  No século XIX destacou-se como uma das maiores produtoras de café do vale do Paraíba até que a morte do antigo proprietário e a crise econômica brasileira em meados do século XX a fizessem atravessar décadas de abandono.  Mas a Fazenda foi adquirida por novos donos que se sucederam em um cuidadoso trabalho de restauração e manutenção permanente da estrutura e da parte artística da propriedade. Paredes, afrescos, estruturas de madeira, pisos, e grandes painéis estão em perfeito estado.

As visitas podem ser agendadas pelos telefones:
(12) 3116 1002 ou o (24) 99844 4178 ou clicando aqui:

Chácara do Visconde - Taubaté

Até a velha jaqueira desta chácara foi tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio  Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico. Condephaat tamanha a importância que ela exerceu na história das obras de Monteiro Lobato. Quem for ao Sitio do Picapau Amarelo (Chácara do Visconde), em  Taubaté, também irá conhecer a capela, o cruzeiro e uma série de elementos que inspiraram o  escritor. A Chácara, um terreno de 7.000 m², atualmente abriga o  Museu Histórico, Folclórico e Pedagógico Monteiro Lobato que oferece um acervo com objetos pessoais do escritor, primeiras edição de livros e uma grande área verde para apresentações teatrais com os personagens do Sítio.

Durante o carnaval as crianças poderão participar de oficinas especiais.

Não é preciso agendar visitas. Para mais informações clique aqui

Fazenda Lageado – Botucatu

Os terreiros de secagem do café, a “Casa Grande”, as colônias que abrigavam os trabalhadores da lavoura, tudo está lá e protegido por lei.  O conjunto de construções antigas da Fazenda Lageado, em Botucatu, se tornou patrimônio histórico cultural. A antiga propriedade  produtora de café remonta à segunda metade do século XIX, época  da grande expansão da economia cafeeira no Oeste Paulista. Em 1929, com a crise financeira, as terras foram vendidas ao Governo Federal sendo criada a Estação Experimental de Café de Botucatu. Atualmente a área pertence a UNESP onde fica a Faculdade de Ciências Agronômicas e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia. É lá também que funciona o Museu do Café que abriga documentos, equipamentos e mobiliário de época.

O agendamento de visitas deve ser feito pelo telefone: 014 3880-7240

 

Tags:
Categories:

Busca em Cursos Encerrados